Ciao!!!
Uma
história sobre como a disputa de ego e poder entre duas pessoas pode causar
tanto tumulto e estrago. E eles quase escapam impunes.
história sobre como a disputa de ego e poder entre duas pessoas pode causar
tanto tumulto e estrago. E eles quase escapam impunes.
Sabe
o que é pior? Muito pior? Que estes dois personagens, nascidos no livro e
interpretados tantas vezes no teatro, TV e cinema, são tão reais. Não duvide,
você pode estar perto de algum deles e nem perceber. Afinal de contas, mesmo situada no século 18, é uma trama atemporal.
o que é pior? Muito pior? Que estes dois personagens, nascidos no livro e
interpretados tantas vezes no teatro, TV e cinema, são tão reais. Não duvide,
você pode estar perto de algum deles e nem perceber. Afinal de contas, mesmo situada no século 18, é uma trama atemporal.
As relações perigosas – Choderlos de
Laclos – Penguin Companhia
Laclos – Penguin Companhia
(Les
liaisions dangereuses – 2007)
liaisions dangereuses – 2007)
Personagens:
marquesa de Merteuil e visconde de Valmont
marquesa de Merteuil e visconde de Valmont
Jogo
de poder, de sedução e de manipulação. A marquesa de Merteuil e o visconde de
Valmont não hesitavam em transformar as pessoas em peças de disputas e diversão
para sua inteligência afiada e sua inesgotável capacidade de sedução e
convencimento. Em menos de seis meses, a disputa que começa cordial e termina
como guerra, causa rompimentos, sofrimentos, desgraças e perdições. Uma trama
que revela os extremos dos seres humanos nas vozes dos protagonistas e de suas
vítimas, inimigos e “inocentes” (ou nem tanto) úteis.
de poder, de sedução e de manipulação. A marquesa de Merteuil e o visconde de
Valmont não hesitavam em transformar as pessoas em peças de disputas e diversão
para sua inteligência afiada e sua inesgotável capacidade de sedução e
convencimento. Em menos de seis meses, a disputa que começa cordial e termina
como guerra, causa rompimentos, sofrimentos, desgraças e perdições. Uma trama
que revela os extremos dos seres humanos nas vozes dos protagonistas e de suas
vítimas, inimigos e “inocentes” (ou nem tanto) úteis.
Comentários:
– É
um tipo de romance que eu ainda não tinha lido. Não tem um narrador. Toda a
história é contada por meio de cartas escritas pelos personagens uns para
outros ou para confidentes. É uma experiência muito diferente de ter um
narrador – seja em 1ª ou em 3ª pessoa – mediando nosso contato com a trama e
com os participantes dela. Neste romance epistolar, eles se oferecem à nossa
apreciação. Alguns sem reservas, outros exercitando diferentes personas para
atender aos seus objetivos específicos. Desta forma, temos demonstrações claras
e intensas de sentimentos vividos ou fingidos por todos eles.
um tipo de romance que eu ainda não tinha lido. Não tem um narrador. Toda a
história é contada por meio de cartas escritas pelos personagens uns para
outros ou para confidentes. É uma experiência muito diferente de ter um
narrador – seja em 1ª ou em 3ª pessoa – mediando nosso contato com a trama e
com os participantes dela. Neste romance epistolar, eles se oferecem à nossa
apreciação. Alguns sem reservas, outros exercitando diferentes personas para
atender aos seus objetivos específicos. Desta forma, temos demonstrações claras
e intensas de sentimentos vividos ou fingidos por todos eles.
–
Temos Cécile Volanges, a adolescente que saiu do convento para se casar com Gercourt,
o marido escolhido pela mãe, mas que se apaixona pelo professor de harpa, o
cavaleiro Danceny. Temos a sra. de Volanges, mãe de Cécile, que se corresponde
com a presidenta de Tourvel, a sra. de Rosemond e a marquesa de Merteuil. Por
sua vez, temos intensa e sincera (em grande parte) troca de cartas entre a
marquesa e o visconde de Valmont, sobrinho da sra de Rosemond. Por vingança,
Merteuil quer que Cécile não chegue virgem ao casamento com o conde de Gercourt,
um ex-amante que a deixou por outra. O enlace a tornaria prima dele. Ela tenta
recrutar Valmont para o projeto de corromper Cécile, mas ele está ocupado em um
projeto pessoal: seduzir a presidenta de Tourvel, jovem casada, virtuosa,
devota, dedicada à caridade. Desta forma surge o desafio entre os dois “vilões”,
ver quem consegue o objetivo primeiro, usando de todas as armas e pessoas a
dispor.
Temos Cécile Volanges, a adolescente que saiu do convento para se casar com Gercourt,
o marido escolhido pela mãe, mas que se apaixona pelo professor de harpa, o
cavaleiro Danceny. Temos a sra. de Volanges, mãe de Cécile, que se corresponde
com a presidenta de Tourvel, a sra. de Rosemond e a marquesa de Merteuil. Por
sua vez, temos intensa e sincera (em grande parte) troca de cartas entre a
marquesa e o visconde de Valmont, sobrinho da sra de Rosemond. Por vingança,
Merteuil quer que Cécile não chegue virgem ao casamento com o conde de Gercourt,
um ex-amante que a deixou por outra. O enlace a tornaria prima dele. Ela tenta
recrutar Valmont para o projeto de corromper Cécile, mas ele está ocupado em um
projeto pessoal: seduzir a presidenta de Tourvel, jovem casada, virtuosa,
devota, dedicada à caridade. Desta forma surge o desafio entre os dois “vilões”,
ver quem consegue o objetivo primeiro, usando de todas as armas e pessoas a
dispor.
Quando tenho queixas contra uma pessoa,
não a escarneço; faço melhor: vingo-me(carta
159. Pag. 429)
– Merteuil
e Valmont são dois personagens prato cheio para atores. Fico imaginando a
felicidade de quem é escalado para interpretá-los pela riqueza de abordagem que
eles oferecem. São inteligentes, sarcásticos, capazes de destrinchar os pontos
fracos daqueles que querem manipular e/ou atingir, frios, intensos, egoístas, egocêntricos,
vaidosos, sedutores. Valmont é o lobo que quer convencer Trourvel de que pode
ser redimido apenas pelo amor que sente por ela, desde que seja correspondido e
ao mesmo tempo, se passou por pombo-correio de Danceny e Cécile, para conseguir
estuprá-la. Merteuil posa de impoluta dama da aristocracia, a viúva inconquistável
do marquês, enquanto coleciona conquistas amorosas. E no período em que
acompanhamos manipula os sentimentos de Cécile e Danceny conforme seus próprios
interesses para conseguir a vingança que tanto deseja.
e Valmont são dois personagens prato cheio para atores. Fico imaginando a
felicidade de quem é escalado para interpretá-los pela riqueza de abordagem que
eles oferecem. São inteligentes, sarcásticos, capazes de destrinchar os pontos
fracos daqueles que querem manipular e/ou atingir, frios, intensos, egoístas, egocêntricos,
vaidosos, sedutores. Valmont é o lobo que quer convencer Trourvel de que pode
ser redimido apenas pelo amor que sente por ela, desde que seja correspondido e
ao mesmo tempo, se passou por pombo-correio de Danceny e Cécile, para conseguir
estuprá-la. Merteuil posa de impoluta dama da aristocracia, a viúva inconquistável
do marquês, enquanto coleciona conquistas amorosas. E no período em que
acompanhamos manipula os sentimentos de Cécile e Danceny conforme seus próprios
interesses para conseguir a vingança que tanto deseja.
– Cécile
é de uma inocência e falta de malícia que chega a dar pena quando você a vê confidenciando
sentimentos à Merteuil ou confiando em Valmont. Falta a ela esperteza para
discernir os riscos, mas está apaixonada e espera superar o sofrimento para
viver o amor com Danceny. Aliás, o professor de música seria um excelente protagonista
daquele estilo romântico de livro, onde o herói sofre todas as agruras para
amar a heroína idealizada e fora do seu alcance. Para azar deles, seu primeiro
amor, repleto de sentimentos intensos será usado como joguete pela marquesa e
pelo visconde e poderá não sobreviver à provação.
é de uma inocência e falta de malícia que chega a dar pena quando você a vê confidenciando
sentimentos à Merteuil ou confiando em Valmont. Falta a ela esperteza para
discernir os riscos, mas está apaixonada e espera superar o sofrimento para
viver o amor com Danceny. Aliás, o professor de música seria um excelente protagonista
daquele estilo romântico de livro, onde o herói sofre todas as agruras para
amar a heroína idealizada e fora do seu alcance. Para azar deles, seu primeiro
amor, repleto de sentimentos intensos será usado como joguete pela marquesa e
pelo visconde e poderá não sobreviver à provação.
–
Tourvel, a presidenta, que está na casa de campo da sra. de Rosemonde enquanto
o marido viaja. O modelo de virtude admirado pela sociedade. Feliz no
casamento. Lógico que tanta pureza atrairia a atenção de Valmont que anseia em
acrescentá-la ao rol de suas conquistas. Só que quebrar a resistência da
virtuosa exige muita persistência e artimanhas, porque ela se revela muito mais
difícil que ele previa. E este amor pode ser a perdição desta alma nas mãos do
sedutor mor. Em contrapartida, pode não ser a única vítima deste jogo de
sedução do qual é a parte inocente até quando a verdade vier à tona.
Tourvel, a presidenta, que está na casa de campo da sra. de Rosemonde enquanto
o marido viaja. O modelo de virtude admirado pela sociedade. Feliz no
casamento. Lógico que tanta pureza atrairia a atenção de Valmont que anseia em
acrescentá-la ao rol de suas conquistas. Só que quebrar a resistência da
virtuosa exige muita persistência e artimanhas, porque ela se revela muito mais
difícil que ele previa. E este amor pode ser a perdição desta alma nas mãos do
sedutor mor. Em contrapartida, pode não ser a única vítima deste jogo de
sedução do qual é a parte inocente até quando a verdade vier à tona.
– Não
é à toa que, em meio aos personagens previsíveis, Merteuil e Valmont só consigam
ser páreo um para o outro, porque possuem características que se anulam. A
cisão começa com ciúmes dele, que a trata como se fosse uma “mulherzinha como
as outras” – e em duas cartas fenomenais, ela detalha e prova que está acima
disso (fora todas as vezes que ela debocha porque ele comemora vitória antes da
hora e logo em seguida quebra a cara, como ela já imaginava). Se a marquesa demonstra
mais inteligência e frieza, acaba derrotada ao articular a destruição do agora
desafeto jurado por não ter sido capaz de prever uma manobra do passional
visconde.
é à toa que, em meio aos personagens previsíveis, Merteuil e Valmont só consigam
ser páreo um para o outro, porque possuem características que se anulam. A
cisão começa com ciúmes dele, que a trata como se fosse uma “mulherzinha como
as outras” – e em duas cartas fenomenais, ela detalha e prova que está acima
disso (fora todas as vezes que ela debocha porque ele comemora vitória antes da
hora e logo em seguida quebra a cara, como ela já imaginava). Se a marquesa demonstra
mais inteligência e frieza, acaba derrotada ao articular a destruição do agora
desafeto jurado por não ter sido capaz de prever uma manobra do passional
visconde.
–
Não é à toa que o livro causou o maior fuzuê quando foi publicado. O autor
torna estes personagens tão humanos, tão reais que você consegue imaginá-los
atuando por aí. E diante do que lemos em jornais, internet e revistas, sabemos
que muitas vezes a ficção não é nem sombra da realidade. Pensando nisso, o
livro se chama “As relações perigosas ou
Cartas recolhidas de uma sociedade visando à instrução de outras”.
Não é à toa que o livro causou o maior fuzuê quando foi publicado. O autor
torna estes personagens tão humanos, tão reais que você consegue imaginá-los
atuando por aí. E diante do que lemos em jornais, internet e revistas, sabemos
que muitas vezes a ficção não é nem sombra da realidade. Pensando nisso, o
livro se chama “As relações perigosas ou
Cartas recolhidas de uma sociedade visando à instrução de outras”.
Este
relançamento chegou às livrarias aproveitando o embalo provocado pela mais
recente das adaptações, a minissérie da Globo, exibida em
janeiro. Entre as mais recentes, houve uma versão chinesa em 2012. Outra versão é a Segundas Intenções com Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillipe e Reese Whiterspoon. Há também Valmont com Colin
Firth no papel principal. A mais
conhecida é a versão com John Malkovich e Glenn Close nos papeis principais, de 1989.
relançamento chegou às livrarias aproveitando o embalo provocado pela mais
recente das adaptações, a minissérie da Globo, exibida em
janeiro. Entre as mais recentes, houve uma versão chinesa em 2012. Outra versão é a Segundas Intenções com Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillipe e Reese Whiterspoon. Há também Valmont com Colin
Firth no papel principal. A mais
conhecida é a versão com John Malkovich e Glenn Close nos papeis principais, de 1989.
–
Links: Goodreads livro e autor;
site da editora e trecho do livro; Skoob;
matéria sobre o livro;
outra matéria sobre o livro.
Links: Goodreads livro e autor;
site da editora e trecho do livro; Skoob;
matéria sobre o livro;
outra matéria sobre o livro.
Bacci!!!
Beta
Beta, eu assisti a minissérie exibida pela Globo. Atores maravilhosos, mas a história é muito sombria, pesada e com um final bastante previsível, uma vez que aquele jogo sujo que Isabel e Augusto começaram não tinha como terminar bem. Eu não perdi um só capítulo, mas sofri horrores com a destruição que eles foram provocando. Sobretudo a Mariana não merecia tanta dor. 🙁
Não assisti a minissérie porque já havia visto a versão cinematográfica de Stephen Frears e lido o romance, e sabia que a história não tinha o que se chama de um final "feliz". Seria claustrofóbico acompanhar as histórias de Mariana e Cecília sabendo o que elas iriam passar.
Renan.
Eu lembro-me vagamente deste filme com Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer. Foi um filme excelente, bastante denso e tenso, que era frio, sombrio, temível, incomodando bastante ao ouvir e ver o que ambos faziam com sentimentos e vidas alheios. Atores sensacionais ! História riquíssima ! Talvez fosse uma idéia ótima procurar por esse filme para vê-lo por mais uma vez para recordar simplesmente.