Menu fechado

A vida começa a cada dia: 366 reflexões para viver melhor – Anne Igartiburu – Cap. 1940

Ciao!

Disponível na Amazon

A apresentadora de TV na Espanha Anne Igartiburu se dedicou a aprender e a compartilhar iniciativas para o bem-estar emocional, que é raiz forte para a qualidade de vida, mesmo em tempos de adversidades.

Por isso, ela preparou 366 reflexões para viver melhor e as reuniu neste livro.

Mais um concluído da Meta de Leitura

A vida começa a cada dia – Anne Igartiburu – Faro Editorial
(La vida empieza cada día – 2022)

Eu li de ponta a ponta, reparei que alguns temas são retomados por outro ponto de vista ou dando sequência ao pensamento iniciado antes. Mas nem sempre vem em sequência – em alguns casos, ressurgem após várias outras reflexões. Isso contribui para a gente, concordando ou não, tecer uma rede de conceitos e significados que ressoam em nós a partir do que ela escreveu.

Sim, acrescentei antes o concordando ou não porque é óbvio que a gente não vai gostar ou se identificar com todas as reflexões. E está tudo certo. A vida é feita de diferentes reflexos – algo que já fez muito sentido pode perder o valor. Outras coisas não despertam sensações porque nunca fizeram parte da sua vida.

“Termine cada dia e esteja contente com ele. Você fez o que pode e amanhã é um novo dia”.

As palavras de Ralph Waldo Emerson, filosofo do século 19, é a espinha dorsal de uma das reflexões intermediárias.

Os textos são pequenos, mas na dose certa para instigar sem parecer pedantes ou chatos. Falam sobre gratidão, alegria, tristeza, esperança, dias bons, dias ruins, fábulas de diferentes origens, empatia, sonhos, saber persistir, saber abrir mão, descansar corpo e espírito.

nterrelaciona outros escritores que dialogam com o tema proposto – meu coração ficou feliz ao ler uma citação a Brené Brown, autora que eu já li e gostei. Mas tem citação a autores japoneses e até a uma escritora brasileira – e não vou dizer qual é. E sempre propõe alguma atividade ou reflexão rápida em cima do tema da página.

Pode funcionar bem para aqueles livros onde a gente abre em algum dia específico ou simplesmente deixa o destino decidir sobre qual a mensagem pensar. Não é um livro sobre respostas, mas um sobre perguntas: muitas delas ignoramos a necessidade de fazer a nós mesmos.

– Links: site da Faro Editorial; site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

ps.: Uma das pessoas envolvidas na realização do livro é Francesc Miralles que, junto com Care Santos, escreveu um dos livros mais bonitos que já li: O melhor lugar do mundo é aqui. Pena que não tenho mais meu exemplar. 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *