Menu fechado

Ellas: A(s) novata(s) – Aveline Stokart e Kid Toussaint – Cap. 1964

Ciao!

Disponível na Amazon

Uma garota novata chega à escola e desperta o interesse de um garoto. Portanto, a atenção do grupo de amigos.

No entanto, essa não é a simples trama garoto encontra garota e vão viver grandes aventuras.

Ellas: A(s) novata(s) – Aveline Stokart e Kid Toussaint – Poseidon
(Elles 1 La nouvelle – 2021)
Personagem: Ella

Ella iniciou as aulas no Colégio Mercury e despertou a atenção de Otis, que não parou de falar a respeito dela com os amigos Maëlys, Linotte e Farid. No entanto, embora parecesse ser uma garota comum, Ella tinha uma particularidade: outras cinco personalidades diferentes e bem definidas. E um mistério que a perseguia sobre a própria origem poderá colocar todas em conflito.

Não é aborrecência

Antes de ler a HQ, até pensei que o mote seria a variação de humor que todos enfrentamos na adolescência, que transforma uma criatura fofa em um gremlin em questão de segundos – e aparentemente sem motivos.

No entanto, embora não seja citado nominalmente, meu entendimento é de que Ella tem transtorno dissociativo de identidade. Dei uma pesquisada no Google, e a explicação é: quando uma ou mais identidades são diagnosticadas na mesma pessoa. Desta forma, ela possui características, atitudes, modos de pensar e reagir completamente distintos – e em muitos casos, uma sem consciência da outra.

A ficção abordou casos assim no filme Fragmentado (2017) e na novela Irmãos Coragem (tanto no original de 1970, quanto no remake de 1995). É uma doença rara que requer tratamento porque não tem cura.

Uma pista extra: o nome da escola onde se passa a história é Colégio Mercury. Na hora me lembrei de que o metal mercúrio tem a particularidade de assumir múltiplas formas. Tive meu momento de “Ahá! Entendi a referência!”

A(s) novata (s)

Para a gente compreender melhor a dinâmica das personalidades de Ella, elas possuem cores cor diferentes: a Rosa, a Amarela, a Roxa, a Verde, a Marrom e a Azul. Cada qual com suas características, universos específicos, modo de agir e até mesmo rivalidades entre elas.  A gente acompanha a dinâmica na mente de Ella através da mudança de cores, o que nos ajuda a entender o que leva uma personalidade assumir o controle.

No entanto, se nem ela mesma compreende o que se passa, imagina explicar para quem mal a conhece. Por isso, Ella não pretendia se aproximar tanto de outras pessoas, mas Maëlys e companhia quebraram este propósito.

A trama vai além da adaptação de Ella à escola e da compreensão dos amigos sobre a situação bem específica que ela enfrenta. Há pelo menos dois mistérios em andamento – não citarei para não dar spoilers – mas estou levemente desconfiada que eles estão interligados, mesmo acontecendo em, digamos, “cenários” diferentes.

A história de Kid Toussaint é divertida, envolvente, instigante. A arte de Aveline Stokart é linda. As duas são poderosas no sentido de prender a atenção de quem lê e fazer a gente querer mais, muito mais.

Eu gostei muito e agora estou esperando as próximas partes.

– Links: Aveline Stokart; Kid Toussaint; site da autora; Skoob.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *