Ciao!!!
Disponível na Amazon
Nada menos que o amor – Victor Degasperi – Faro Editorial
(2022)
Victor Degasperi é um psicólogo clínico e psicanalista. Neste livro, ele analisa 15 palavras-chave que refletem princípios fundamentais para construir relações potentes e duradouras.
Por isso, nos capítulos ele reflete a respeito de parceria, individualidade, posse, ciúmes, privacidade, troca, espontaneidade, apego excessivo, insensibilidade, idealização, família, padrões do belo, criação de hierarquias, confiança e admiração.
Em cada um, Victor pondera sobre as armadilhas que podem aparecer nos relacionamentos por fatores externos e internos. Afinal de contas, cada um carrega a sua cota de sentimentos, traumas, medos, resoluções.
“O sentimento de inferioridade não é algo que surge de repente. Ele é construído ao longo da vida pela falta de estímulos para uma autoestima elevada, por experiências ou aprendizados desde a infância”
Construir um relacionamento coloca diferentes mundos e contextos em conflito. Para fazer funcionar, é necessário superar todas as características que podem complicar ou destruir a construção de qualquer base sólida para uma convivência saudável.
Não significa que vai ser sempre 100% ótimo, perfeito, digno de final de filme ou dorama. Contribui para evitar que uma boa relação seja sufocada até a destruição. E também para que as pessoas não se submetam por carência, vulnerabilidade ou por uma suposta necessidade de ter alguém ao lado a relacionamentos que sejam tóxicos.
“Não vale a pena vivermos reféns de nossas demandas que são depositadas sobre outra pessoa. Lembre-se de que o único controle que você pode ‘encontrar’ é sobre si mesmo”
Ao longo do livro, ele sugere que as pessoas busquem o autoconhecimento para reconhecer as potencialidades e as vulnerabilidades, além dos pontos em que precisam melhorar. E reforçou: não é nunca melhorar para o outro, mas para si mesmo.
Ele recomenda – e eu posso atestar isso – como a terapia ajuda neste processo. Muitas vezes estamos tão mergulhados nos nossos pensamentos destrutivos ou vaidosos, que não somos capazes de discernir o joio do trigo. A ajuda profissional neste processo é importante. Esse olhar capacitado de fora ajuda na condução neste caminho. Pessoalmente, eu melhorei bastante com a terapia. Claro que ainda há muito a ser solucionado porque o ser humano é um trequinho muito complexo.
“Quanto mais você valorizar o que deseja e desvalorizar – tirar a importância que você acha que tem – o que atrapalha a sua vida, mais determinação para tomar rumos saudáveis terá”
O equilíbrio é um desafio. De forma clara, Victor Degasperi comenta que o caminho não é fácil, mas é possível. Ajuda em todos os aspectos da vida, no pessoal, no amor, no profissional – como as pessoas se relacionam com os outros e encaram os desafios da vida para viver nada menos que o amor.
– Links: Facebook e Instagram do autor; Skoob; mais no Literatura de Mulherzinha.
Arrivederci!!!
Beta