Menu fechado

Menina Veneno – Carina Rissi – Cap. 1796

Ciao! 


Mais um da Meta de Leitura

Não sou fã da Branca de Neve. Aliás, pelo contrário, desde que me entendo por gente, ela é uma das princesas pela qual nutro pouca –
quase nenhuma – simpatia.
Então você se pergunta: por que, afinal de contas, eu li este livro que está disponível na Amazon?
A resposta é fácil: Carina Rissi. 

Menina Veneno – Carina Rissi – Galera Record
(2017)
Personagens: Malvina Neves, Bianca Neves
 

Malvina Neves está às voltas com as demandas de ser a supermodelo mais linda do mundo, enquanto cria a enteada, Bianca Neves. Uma adolescente que parece estar sempre de mau humor, em roupas esquisitas e nada elegantes, se isolando do mundo com os fones de ouvido. No entanto, ao perceber que Bianca foi escolhida como o novo rosto da marca de perfumes Menina Veneno, substituindo justamente Malvina, as coisas vão ficar complicadas… e evoluir de mal a pior. 

Comentários: 

“Aí vai mais uma dica: você é o único responsável pela vida que leva. Somos nós quem criamos nossas oportunidades. E para ter sucesso, é preciso estar consciente de que cada um de nós é o único culpado por tudo de bom ou de ruim que nos acontecer. Se pensa que este é mais um papinho sobre pensamento negativo atrair negatividade, blá-blá-blá, está equivocado. É muito mais simples – e racional – que isso. as pessoas tendem a se cercar de outras que pensam de forma parecida. Assim, aqueles que gostam de se lamentar podem se lamentar juntos, felizes da vida, em vez de encarar as dificuldades. Já as bem-sucedidas querem distância de gente assim: só se relacionam com figuras de sucesso, porque os assuntos batem, porque abrem portas umas para as outras, pensam juntas em soluções em vez de reclamar dos problemas. É muito mais vantajoso. Aposto que você nunca tinha pensado dessa forma”. 


Os temas básicos da história da Branca de Neve aparecem aqui: o fato de que a rainha quer ser a mulher mais bela entre todas. O problema é que, pelo menos no desenho da Disney, eu sempre achei a Rainha Má externamente muito mais bonita que a Branca de Neve – a comparação entre a beleza madura e a juventude da princesa, que tinha 14 anos. Com o orgulho ferido e a vaidade ameaçada, a Rainha decide por medida extrema para se livrar da rival não uma, mas duas vezes. O final do desenho é diferente do desfecho do conto original dos Irmãos Grimm no conteúdo, mas não no destino da Rainha. 
 

Carina Rissi trabalha em cima destes pilares: a beleza, a juventude, o orgulho e a vaidade, além da insegurança de quem pensa não ter nada além disso. Ela constrói a história no ambiente da moda que fomenta todos estes sentimentos e também incentiva a rivalidade feminina.  

Ao longo da história, a gente entende como Malvina se inventou como a mulher mais linda que pisou na terra. Apenas por isso, ela tinha certeza de que existia e era determinante para a forma como se posicionava diante das outras pessoas. Portanto, ao ter cada vez mais evidências de que esta certeza não estava mais tão sólida e que a ameaça estava dentro de casa – a enteada Bianca.  

A gente lê o relato de Malvina sobre ciúmes no ciúme da adolescente, com inveja da beleza de Bianca, mas sem valorizar a beleza dela mesma. Tanto que está sempre buscando novas formas e tratamentos para evitar a passagem do tempo. E ela nem tem 30 anos. A protagonista não é uma pessoa legal e deixa claro os motivos que a levaram a decidir ser assim. Os bons sentimentos de Malvina aparecem em lampejos, mas não serão suficientes para desviá-la de não perder o que conquistou.  

Ah, caso alguém não saiba, o livro traz a base do conto publicado pela escritora na coletânea O Livro dos Vilões, com cenas extras. E preciso reforçar que a história é narrada em primeira pessoa, então acompanhamos tudo pelo ponto de vista de Malvina. E obviamente não podemos confiar 100% em um relato onde não ouvimos todos os lados envolvidos. Embora, eu tenho uma suspeita que ninguém é totalmente santo nessa história. 

– Links: Goodreads livro e autora; site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha 

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *