Menu fechado

Jesus: o homem mais amado da história – Rodrigo Alvarez – Cap. 1812

Ciao!!! 

A data mais importante para os cristãos é a Páscoa, período que relembra a travessia dos Judeus e a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. No entanto, é o desfecho de uma história que começou com um nascimento anunciado por um anjo a uma jovem. A história de uma vida dedicada a ensinar a todos nós a palavra de Deus.

E muito do que Ele ensinou ainda não aprendemos. Por isso, sempre é relevante entrar em contato com a história de Jesus – coloca a gente para pensar e sentir.  

Em Jesus: o homem mais amado da história,  publicado pela Sextante em 2021 e disponível na Amazon, o jornalista Rodrigo Alvarez escreve uma biografia de Jesus a partir de diferentes textos, construindo um diálogo entre os textos considerados oficiais e outros que não são citados. Coloca em conflito diferentes elementos que contribuem para a gente tentar entender a jornada que mudou a vida de muitas pessoas no mundo.  

Digo muitas porque nem todos são cristãos, obviamente. Portanto, é uma reflexão interessante. A infância e os três últimos anos de vida foram amplamente documentados. No entanto, entre a adolescência e a idade adulta, pouco se sabe e muito se especula sobre o que Jesus fez.  

Além disso, mesmo durante este período onde a jornada de Jesus é conhecida pelos cristãos, há várias lacunas a serem preenchidas. Rodrigo Alvarez visitou locais por onde Jesus passou, enquanto foi correspondente em Jerusalém, conversou com rabinos e com líderes cristãos. Buscou a versão de quem acredita e quem não acredita em Jesus como o Messias. Destacou a forma como Ele ensinou os discípulos e acolheu as mulheres.  

Relembrou fatos fundamentais para o desfecho do jovem pregador que trazia uma revolução de pautar a vida pela fé, pelo amor e pela caridade. Justamente por isso se tornou uma ameaça para quem dizia seguir a lei de Deus, mas optou por uma versão distorcida das escrituras Sagradas e igualmente perigoso para os romanos, por ser um líder carismático o suficiente para abalar o controle do
império romano na região. Os milagres, as pregações, Jesus era diferente dos que vieram antes. 
 

Eu gostei muito do livro, de pensar e refletir sobre como a jornada de Jesus serve de referência e de guia milênios depois. E como a gente ainda tem muito a aprender com Aquele que veio nos ensinar sobre o Amor ser o caminho para a vida eterna ao lado de Deus. 

– Links: Goodreads livro e autor; Skoob; mais dele no Literatura de Mulherzinha 

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *