Ciao!
Estamos em clima de Copa do Mundo – embora esta seja o Mundial com o qual eu estou menos empolgada. Um dos poucos motivos que atraíram a minha atenção foi uma das músicas-tema – Dreamers. O motivo: JK, integrante do BTS – afinal de contas, sigo no meu treinamento de fã.
Afinal de contas, pensem comigo: a última Copa do Mundo com música de que a gente se lembra é Waka Waka, da Shakira com a banda sul-africana Freshlyground, para o Mundial de 2020 na África do Sul. Para esta mesma Copa, ainda teve Wavin’ Flag, do K’NAAN. Antes disso, puxando muito da memória, tem The Cup of Life, do Rick Martin, que foi tema da Copa de 1998.
E nem todo mundo curtiu (o que é uma pena, porque são shows maravilhosos), mas ainda entram nesta lista os três shows “Três Tenores in Concert”. A ideia de unir Carreras, Domingo e Pavarotti surgiu na Copa de 1990 na Itália. O primeiro concerto foi nas termas de Caracala, em Roma. Em 1994, teve a apresentação em Londres e em 1998, foi a apresentação em Paris.
Eu torço para que Dreamers permaneça na memória das pessoas. É simples, bonita, animada e a voz do JK e do Fahad combinou fazendo um resultado que, para mim, é muito gostoso de ouvir.
Por isso, ela é a inspiração para esta playlist que indica livros relacionados a Copa do Mundo. Alguns já li. Outros eu tenho e ainda não li.
“Veja quem somos, somos os sonhadores”
“Respeitem o amor, é o único jeito”
“Fazemos acontecer porque conseguimos ver”
E ainda:
Como o futebol explica o mundo: Franklin Foer
Quando é dia de futebol: Carlos Drummond de Andrade
Estrela Solitária, um brasileiro chamado Chacrinha: Ruy Castro
Dreamers, JK do BTS feat. Farah al Kubaisi
Dreamers foi a última música da Trilha Sonora Oficial da Copa do Mundo do Catar 2022. O lançamento foi na madrugada de 20 de novembro (horário de Brasília) e a primeira apresentação na cerimônia de abertura do evento, no mesmo dia.
A música é interpretada pelo Jung Kook, o JK, integrante do BTS e do cantor e ativista de direitos humanos catari Fahad Al Kubaisi. A canção foi produzida pelo vencedor de vários Grammy, RedOne, no Katara Studios, em Doha. JK foi o primeiro artista de K-pop a se apresentar em uma cerimônia de uma Copa do Mundo. O clipe oficial da apresentação está no canal da Fifa. E um site de Doha explicou as referências.
A trilha sonora oficial da Copa tem ainda as músicas: Hayya Hayya (Better Together), Arhbo, The World is Yours to Take, and Light The Sky. Ainda há Tukoh Taka, que é o primeiro hino para o FIFA Fan Festival™.
De acordo com a Fifa, a variada trilha sonora “é uma estratégia para unir artistas, fãs e jogadores para compartilhar a paixão ao combinar a linguagem universal do futebol e da música”.
Arrivederci!!!
Beta