Ciao!
Gente, confesso: eu ri demais com o trabalho do Josh Funk e do Edwardian Taylor. Muito mesmo.
O narrador aqui não tem a menor chance contra essa Chapeuzinho apocalíptica!
Está à venda na Amazon
Chapeuzinho Vermelho se diverte – Josh Funk, com ilustrações de Edwardian Taylor – Moby Dickens
(2020)
Personagens: Chapeuzinho, lobo (?), Vovozinha e o narrador
A Vovozinha adoeceu e a mãe incumbiu Chapeuzinho de levar uma cesta de doces e frutas para ajudá-la a se recuperar. No entanto, uma garotinha atravessar a floresta sozinha pode ser muito perigoso, afinal, nunca se sabe quem pode encontrar no caminho. Por isso, o narrador precisará de muita paciência para convencer a protagonista e os outros personagens, inclusive as aparições surpresas, a seguirem o roteiro.
O CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOS!
Em João e Maria se divertem, o narrador ainda teve alguma chance. Aqui, coitado, ele não tem nenhuma.
Logo nas páginas iniciais Chapeuzinho mostra a que veio, ao brincar com o maior símbolo da personagem escrita por Charles Perrault e pelos Irmãos Grimm a partir de fábulas europeias da Idade Média.
A partir daí, é ladeira abaixo para o “póbi” do Narrador, porque os personagens não o deixam seguir o roteiro da história em paz.
O Narrador não consegue falar nenhum trecho sem ser contestado. Chapeuzinho demonstra ter muito mais senso e consciência que os adultos ao redor dela.
E para piorar a vida do Narrador, algumas mudanças de última hora acontecem sem que ele tivesse sido previamente informado. Então, ele tem que se virar nos 30 se quiser que a história chegue a algum final.
Chapeuzinho apocalíptica
A protagonista é cheia de confiança, esperta, questiona sempre que desconfia que algo está errado ou equivocado no roteiro da história, sem deixar de agir como uma criança inocente.
É um contraponto interessante ao texto clássico que foi utilizado para ensinar às crianças, em especial, às meninas por quê elas deveriam se proteger dos perigos mortais de encontrar com os lobos maus, metaforicamente ou não; nas estradas da vida.
Eu ri demais das interações dela com os outros personagens. Pena que não posso dar mais detalhes porque são spoilers das várias surpresas do livro.
Novamente me vi imaginando uma leitura desta série para crianças, fazendo as diferentes vozes e colocando todo mundo para participar. Além das aparições de outros personagens, incentivando aquele momento “Ahá! Te achei!”. Creio que renderia muita diversão.
E o final, sem comentários. Impossível haver final melhor que o deste livro.
Série “Não é um Conto de Fadas”
- Diversão com João e o Pé de Feijão – It’s not Jack and the Beanstalk – lançado em junho
- João e Maria se divertem – It’s not Hansel and Gretel
- Chapeuzinho Vermelho se diverte – It’s not Little Red Riding Hood
- It’s not The Three Little Pigs
– Links: site do autor; site da editora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.
Arrivederci!!!
Beta