Menu fechado

Um estranho nos meus braços – Lisa Kleypas – Cap. 1909


Ciao!

Disponível na Amazon

Sim, eu sabia que este livro de Lisa Kleypas não faz parte de série. Mas confesso que desejei estar errada, só porque eu queria saber mais sobre um personagem citado aqui.

Um estranho nos meus braços – Lisa Kleypas – Arqueiro
(Stranger in my arms – 1998)
Personagens: Larissa “Lara” Crossland, Lady Hawksworth e Hunter Cameron Crossland, Lorde Lady Hawksworth

Com a morte do marido em um naufrágio, Lara deixou de ser a condessa e morava em um chalé, dedicando-se a apoiar e ajudar os pobres e desvalidos. Até que os advogados da família vieram com a notícia-bomba de que Hunter poderia estar vivo. Ao reencontrá-lo, Lara o reconheceu e, ao mesmo tempo, não parecia ser o homem que nunca a amou. Ele agora estava atencioso, mais comprometido com os negócios da família e disposto a seduzi-la. Aquele estranho seria mesmo Hunter?

“– Lady Hawksworth, seu marido não está morto.”

Olha, essa deve ser uma das melhores frases de abertura de um livro. Sem delongas, a bomba explode na frente da protagonista, dos herdeiros do título após a “morte” do conde e se espalha entre os funcionários da propriedade e da cidade, Market Hill.

Logo no início a gente percebe que não havia amor entre Hunter e Lara. Após a viuvez, ela se dedicou aos trabalhos filantrópicos na cidade e no orfanato, onde era muito querida e respeitada. Neste período sem o marido, ela foi colocada de escanteio, em um chalé caindo aos pedaços. E aprendeu a ser independente. Com o retorno do marido, caso comprovado, ela não sabia se voltaria a ser como antes.

Mas o Hunter que entrou no chalé definitivamente não foi o Hunter que havia partido para a aventura em Calcutá.

“Estranhamente, ele estava olhando para ela como se realmente entendesse, embora nunca tivesse sido de forma alguma uma pessoa empática.

– As coisas não serão como antes – disse.

– Você não tem como evitar ser quem é – retrucou Lara, e uma lágrima escorreu por seu rosto.”

Hunter, o estranho

Uma das capas internacionais

Ao longo da trama, a autora compartilha com quem lê algumas pistas sobre o mistério envolvendo Hunter.

Era um farsante, semelhante fisicamente, com informações privilegiadas sobre o verdadeiro Hunter? Ou era realmente o conde, depois de uma extrema e profunda mudança de personalidade após uma experiência de quase-morte?

Lara fica às cegas neste dilema. Ela acredita, mas também duvida, diante das situações que presencia. Outros personagens também manifestam a opinião – o casal Arthur e Janet estava irritado por ter perdido o título com a ressurreição de Hunter. Os advogados da família acreditam na volta do conde. Os empregados também o reconheceram, mesmo com as mudanças físicas.

E ele está disposto a negociar tudo que Lara quer, desde que ela ofereça algo em troca. Incluindo o acordo mais absurdo que ele propõe a ela. Constantemente testando os limites da resistência que Lara sente por ele, querendo provar que não é o mesmo homem e está disposto a ser um marido muito melhor.

“Um homem que posso amar”

Ao mesmo tempo, podemos refletir sobre o papel da mulher na sociedade vitoriana. Não era um ser humano, mas uma das propriedades do marido, por isso, ninguém deveria interferir no relacionamento alheio. Isso era a justificativa que a sociedade usava para fazer vista grossa a todas as agressões físicas, morais e psicológicas contra as mulheres.

Lisa Kleypas aborda estes temas, ainda tão presentes na sociedade, mesmo com tantas mudanças e conquistas de direitos ao longo dos anos. Isso faz o livro soar extremamente atual, mesmo sendo um romance de época. O preconceito social, a misoginia, a ambição desmedida, tudo isso é citado aqui, sem “levantamento de bandeiras”, apenas como fatos que ocorriam na época e, por isso, são fatores que acrescentam às tramas de Lisa e Hunter.

Enfim, temos várias possibilidades se desenrolando conjuntamente, até a reta final, quando a sucessão de acontecimentos traz a revelação sobre Hunter. E vamos descobrir se ele se tornou um homem que Lisa poderia amar.

Como comentei no início, cheguei a suspeitar que haveria uma sequência ou um spin-off com Johnny Cannon, um personagem que se torna muito importante para Lara. Pesquisei e não encontrei. Também não encontrei evidências se ele está relacionado de alguma forma com Ross Cannon, da série Os mistérios de Bow Street. E não fui a única a ter essa dúvida. Se alguém souber algo, por favor, me avise nos comentários.

– Links: site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *