Menu fechado

Um experimento de amor em Nova York – Elena Armas – Cap. 1908

Ciao!

Disponível na Amazon

O segundo livro de Elena Armas, que fez aniversário no dia 22 de junho, é muito gostoso de ler. Comédia romântica com todos os temperos de que gosto. E se você curtiu Uma farsa de amor na Espanha, fique feliz porque vamos reencontrar os protagonistas.

Um experimento de amor em Nova York – Elena Armas – Arqueiro
(The American Roommate Experiment – 2022)
Personagens: Rosie Graham e Lucas Martín

As coisas não estavam boas para Rosie. Momentaneamente sem teto, buscou abrigo na casa da melhor amiga, em busca de paz. E se assustou com a chegada do primo dela, Lucas, por quem ela desenvolveu um crush após algumas muitas visitas nas redes sociais. Lucas estava em uma “viagem de fuga” e só queria descansar no apartamento da prima. A convivência com Rosie se tornou uma agradável surpresa atrás da outra, até o extremo de se oferecer como um experimento para ajudá-la a sair de um bloqueio criativo… e talvez, com grandes chances de criar outros problemas.

“Você vai dar um jeito, Rosie”

Desde pequena, Rosie estava acostumada a ser forte e agir como diplomata. Primeiro, como reação aos problemas na família. Depois, adulta, por opção de conduta na carreira que escolheu. Sempre planejando, ponderando prós e contras. Até o momento que descobriu a paixão em ser escritora e jogou o emprego fixo para o alto e decidiu se arriscar.

Só que agora ela se sentia encaixotada em um labirinto de omissões – porque escondeu a decisão drástica de pessoas amadas – e estava penando com um bloqueio criativo para o segundo livro. Somado ao problema no apartamento, tomou a decisão de se refugiar no apartamento de Lina, que estava viajando, esperando ter um tempo para respirar.

“Apenas sendo levado… e existindo”

Lucas estava distante de casa e de tudo que lhe era familiar, inclusive de Taco, o cachorro de estimação, por vontade própria. Ele estava à deriva, perdido e sem um lugar de pertencimento. E quando a desorientação é interna – por motivos pertinentes, como a gente descobre ao longo da trama –, é uma complicação a mais se guiar no ambiente externo.

O encontro estabanado com Rosie foi uma surpresa inesperada em uma rotina de dias solitários e não muito felizes. O reencontro também não foi o melhor momento dele, mas os dois estabeleceram uma parceria – afinal de contas, ambos precisavam do apartamento da Lina momentaneamente. Rosie, até a reforma do apartamento dela. Lucas, por mais algumas semanas até a viagem de volta para a Espanha.

“Eu me ofereço para ser seu experimento”

A convivência os aproxima e surge a amizade. Rosie lidando com um monte de problemas, o principal deles o fato de estar bloqueada no processo criativo do segundo livro e correndo contra o prazo. O conselho de Lina oferece a solução: como ela vai escrever uma história de amor se fica trancada em casa fugindo de qualquer possibilidade de relacionamento?

Só que Lucas ouviu a conversa e achou interessante se oferecer para ser este experimento das fases de um relacionamento durante a permanência dele em Nova York. O agravante? Lina tem um crush, uma quedinha, um interesse nele desde que começou a visitar com frequência as redes sociais de Lucas.

Mas era um acordo fundamentado na amizade e no respeito. O que poderia dar errado, né?

“E se eu quiser ser a pessoa que cuida de você também?”

Então, se você ama comédia romântica, pode embarcar sem medo de ser feliz. Temos tudo aqui, o encantamento entre os protagonistas, os diversos momentos de “quase”, “agora vai”, “na trave!”, “ah, não acredito”.

capa original

As cenas engraçadas são divertidas e as românticas são maravilhosas. Alguns momentos aqui – mesmo que sob a desculpa do “experimento” – eu gostaria de ter vivido. Afinal de contas, são manifestações do que realmente enriquece a nossa vida. Em uma sociedade onde tudo tem preço, valor e status, a simplicidade dos gestos verdadeiros é incomparável, ao mostrar que nem tudo está à venda.

A gente vê como Lucas e Rosie fazem bem um ao outro – como que eles são apoios importantes na vulnerabilidade alheia, além da parceria no experimento e nas “brigas”. Como que Lucas percebe os medos de Rosie e reforça que ela não deve ceder a eles, que vê nela a coragem, a criatividade, e a força suficiente em fazer acontecer – enquanto ainda se preocupa e cuida das pessoas que importam para ela.

E Rosie sente a confusão de sentimentos em que Lucas está. Pela familiaridade desenvolvida via redes sociais, sabe que algo o incomoda e percebe outras evidências do problema. No entanto, não o força a comentar nada até que ele se sinta disposto a compartilhar.

Aí é esperar que o tempo entre em campo e faça o seu trabalho: traga a paz após as tormentas, traga a cura do que dói e a coragem para recomeços. É gostoso, divertido, emociona, traz a magia do encontro que muda vidas e da vontade em fazer as coisas acontecerem.

E que venha o próximo livro da Elena Almas!

Links: site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *