Ciao!
Uma das cores do mês é o Amarelo, já que o dia dez é dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Nas estatísticas oficiais, o termo utilizado é autoextermínio. No entanto, nem todos os casos são notificados.
É um tema delicado porque envolve uma série de problemas que afetam a saúde mental, arrebentam todos os laços da pessoa com o entorno afetivo, emocional, profissional até restar o vazio.
Neste momento que a pessoa pode tomar a decisão mais drástica de todas, ao concluir, erroneamente, que ela não é vale nada.
Só que é possível prevenir, pelo simples motivo: toda vida importa. E aí que entra o Setembro Amarelo.

Se precisar, peça ajuda!
Por isso, há 12 anos, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) lança a campanha Setembro Amarelo. Valorizar a vida é algo que deve ser feito todos os dias, não apenas no nono mês do ano.
Neste ano, o tema da ação parece óbvio, mas não é: se precisar, peça ajuda! A saúde mental entrou na pauta popular após a pandemia, alguns avanços ocorreram, mas ainda podemos ir mais longe.
Não é frescura. Nem mimimi. Muito menos, fraqueza. É um problema de saúde, como qualquer outro. E quando a gente tem qualquer outra situação de desconforto, não procura atendimento hospitalar?
Então não tenha vergonha de fazer isso se a sua saúde mental necessitar. Há psicólogos, psiquiatras, neurologistas e outros profissionais devidamente capacitados a te apoiar neste momento.
Atenção, famílias, aprendam a ter empatia. Situações delicadas de saúde mental podem atingir qualquer pessoa, de qualquer idade e condição social. Ninguém está imune a ela. Por isso, a probabilidade de aparecer um abençoado capaz de atirar a primeira pedra é pequena.
Uma orientação que recebi e que repasso: a fé ajuda em qualquer tratamento. O consultório encontra na religião – aí cada um descobre qual a melhor conexão pessoal com Deus – um grande apoio. O Médico de Almas anda junto com o médico do corpo. Nunca se esqueçam disso: trabalho em equipe traz resultados. Falo por experiência própria.

Arrivederci!!!
Beta