Menu fechado

Uma tentação perigosa – Lisa Kleypas (Os Ravenels 7) Cap. 1826

Ciao!

Disponível na Amazon

Que delícia de livro. Consegui ler em um dia, praticamente sem pausas. E só fui dormir depois que cheguei ao final.

Devil in disguise capa original

Gostei de rever personagens e da forma como Lisa Kleypas sempre entrega casais realmente apaixonados.

Uma tentação perigosa – Lisa Kleypas – Arqueiro (Os Ravenels 7)
(Devil in Disguise – 2021)
Personagens: Lady Merritt Sterling e Keir MacRae

A viúva Merritt Sterling comandava a empresa de navegação herdada do marido e teve um enorme desafio: acalmar um escocês gigantesco e irritado. A preciosa carga de Keir MacRae estava em risco. Acostumada a comandar, ela mostrou pulso e iniciativa e resolveu o problema.

Este foi o primeiro encontro de duas pessoas que se encantaram por quem nunca esperariam. O problema – sempre tem – é que a vida de Keir estava em risco e ele nem sabia o motivo. E poderia não gostar ao descobrir.

“Jamais deixe um homem pensar por você”

Merritt é mesmo filha de Lillian Bowen. Quem leu Era uma vez no outono percebe queo DNA não nega. Mesclando coragem, competência e doçura, ela é capaz de comandar uma empresa de navegação, ser uma aristocrata e empresária, quando isso não era considerado de bom tom, respeitada pelos funcionários.

Ela sabe que não pode cometer nenhum deslize – como isso é lembrado por várias pessoas que a amam – porque a sociedade (sabe aquele bando que se acha acima de tudo e de todos e não vale um tostão furado?) só aguardava isso para destruí-la.

Estava indo tudo bem, até o irmão dela, Luke Mardsen, pedir ajuda para acalmar um cliente irritado (e que tinha razão): Keir MacRae. O encontro entre eles não tem nada de amor à primeira vista, mas o despertar de um interesse enquanto ambos lidam com um momento de crise que exigia respostas rápidas e precisas. Merritt mostra toda a competência que a distingue no cargo que exerce, não só encontra uma solução, como também se preocupa com detalhes que os homens nem param para pensar.

– A senhora tem se saído muito bem – comentou Keir antes de lhe ocorrer que poderia soar presunçoso elogiar alguém tão acima dele.

Lady Merritt, contudo, pareceu contente.

– Obrigada. Especialmente por não terminar a frase com ‘… para uma mulher’, como a maioria faz. Sempre me lembra aquela frase de Samuel Johnson sobre o cão que anda nas patas traseiras: ‘Não anda bem, mas é uma surpresa ver pelo menos anda’”.

Quem quer matar um destilador de uísque escocês?

Enquanto o fascínio entre Merritt e Keir se desenvolve, a trama avança em outro sentido: a vida do escocês está em risco. A primeira pista passou mais ou menos batida por ser algo comum na Londres de 1880. No entanto, outro evento deixa bem claro que alguém quer matar o escocês.

E as consequências deste evento acabam aproximando Merritt e Keir de uma forma que preocupa a família diante do óbvio falatório da sociedade. Inclusive o falatório leva os parentes de Merritt até eles para entender o que era verdade, o que não era e o que poderiam fazer. Vocês não acharam que ficariam todos quietinhos e falando “vocês que lutem” pros protagonistas, né?

Os motivos envolvem razões óbvias: a principal delas, a ganância. Não posso dar mais detalhes, mas nem Keir tinha noção de que a viagem para negociar a bebida que produzia em Ilsay traria tanta reviravolta para a vida dele – do amor que julgava impossível a descobrir quem queria matá-lo.

– Só porque uma pessoa costuma ter juízo, isso não quer dizer que ela vai ter juízo sempre.

Lugares e pertencimento

Se bobear, só a Lisa Kleypas ama mais os personagens da série As quatro estações do amor que a gente que leu os livros. Na 5ª história da série, ela trouxe Phoebe Clare, uma das filhas de Evie e Sebastian. Neste, ela aborda diretamente o clã de Marcus e Lillian, mas não significa que não iremos reencontrar Evie e Sebastian.

É uma delícia rever os personagens em novo estágio da vida, lembrar de como eles eram, saber o que eles se tornaram. E perceber que aquele amor que a gente viu nos livros anteriores, se fortaleceu e deixa a gente feliz por eles. Ah, claro, querendo algo parecido, né?

É um livro sobre lugares e pertencimento. Qual lugar uma mulher pode ocupar? Qual o problema em pessoas de classes diferentes se apaixonarem e assumirem isso? Qual é o lugar de alguém no mundo? E quando a própria história vem à tona, como encontrar o novo lugar a que pertence?

É uma história sobre família. E nem sempre isso tem a ver com sangue. São os laços afetivos formados e fortalecidos com o tempo, e que não são egoístas, pelo menos, no que a gente espera no amor verdadeiro.

Lisa Kleypas acerta ao nos brindar com uma heroína que teve coragem de se apaixonar após perdas e traumas. Acerta ao criar um protagonista que tem paixão e honra, além das próprias fragilidades. Capricha nas declarações de sentimentos, não consegui nem escolher uma favorita. Enfim, é maravilhoso e recomendo que vocês leiam.

Os Ravenels 

– Links: Goodreads livroautora e sériesite da autoraSkoobmais dela no Literatura de Mulherzinha.  

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *