Menu fechado

Criando um Segundo Cérebro – Tiago Forte – Cap. 1924

Ciao!

Disponível na Amazon

Um fato: quem tem celular costuma ser altamente dependente dele. Não é à toa que bate um desespero quando estamos sem o aparelho. Boa parte da nossa vida está ali: contatos de trabalho, vida íntima, vida financeira, hobbies a um clique.

Tiago Forte une este relação a uma necessidade cotidiana: filtrar e reter as informações que nos serão úteis.

Criando um Segundo Cérebro – Tiago Forte – Sextante
(Building a second brain – 2022)

Tiago Forte é um especialista em produtividade. Por isso, desenvolveu um método que organiza a nossa vida digital e ainda planta sementes para o futuro.

A lógica é simples: todos os dias estamos expostos a uma infinidade de informações. Muitas são imediatamente vitais. Outras são interessantes a curto, médio e longo prazo. E outras podem inspirar algo independente de projetos. E claro há aquelas que não são relevantes.

O problema cotidiano é: como filtrar, como guardar e depois como consultar as que realmente podem trazer algum impacto em alguma área da nossa vida.

É aí que entra o “Segundo Cérebro” proposto por Tiago Forte.

Simples e possível: basta organizar

Ao começar as explicações sobre o que é o Segundo Cérebro, Tiago Forte destaca que a informação é o alicerce fundamental de tudo que a gente faz.  E que o nosso sucesso profissional e a nossa qualidade de vida dependem diretamente da capacidade em gerenciar informações de forma eficaz.

Informação demanda tempo e atenção das pessoas, dois aspectos muito valiosos para quem tem e para quem quer atrair. Por isso, ele propõe um sistema que nos ajude a organizar as informações que merecem a nossa atenção, usando aplicativos do celular.

“Qualquer que seja a sua forma de usar o Segundo Cérebro, ele funcionará como uma coletânea particular de conhecimentos projetada para servir a uma vida inteira de aprendizado e crescimento, e não só em um único caso de uso”.

Entre os benefícios de ter este sistema, estão garantir que vamos lembrar de algo que nos interessa, ajudar a associar informações para gerar alguma nova ideia, guardar dados e planos para o futuro. Afinal de contas, a Gestão do Conhecimento Pessoal passa por lembrar, conectar e criar, ajudando no pensamento crítico.

CODE

Para isso, Tiago Forte compartilha como construir o Segundo Cérebro. O condutor no caminho é o método CODE – Capturar (ou seja, guardar o que repercute em você), Organizar (que é guardar para acionar no futuro), Destilar (encontrar a essência de cada informação) e Expressar (compartilhar o trabalho).

À medida que ele detalha cada uma destas etapas, a gente percebe que não são nenhum bicho de sete cabeças. Qualquer pessoa que tenha estudado já passou por algum destes momentos. Quem trabalha também passou pelas etapas de procurar as fontes, organizar, conectá-las e para viabilizar algum produto ou projeto.

Ele orienta como fazer esta captura de informações, guardá-las e depois organizá-las conforme nossas prioridades ou interesses. Para quando chegar o momento de pesquisa ou necessidade, elas serem acionadas com rapidez.

Como é um método que Tiago Forte desenvolveu, sabe as principais armadilhas que podem atrapalhar as pessoas ao praticá-lo e também explica isso. Todo mundo vai se identificar com algo que ele cita aqui, sejam os erros ou, melhor ainda, os acertos.

O Segundo Cérebro é algo totalmente praticável pelas pessoas e cada um a seu modo. Tiago Forte destacou que a contribuição para a produtividade vai além do campo do trabalho. Pode ajudar a tornar a vida mais fácil em outros aspectos.

E no processo, ele cita também alguns pontos importantes para quem trabalha em equipe – e o compartilhamento de ideias ser a mais importante só reforça que nenhum time vence apenas por ter com solistas virtuosos, mas pelo conjunto.

O objetivo do conhecimento é ser compartilhado. De que adianta saber algo se isso não impacta positivamente ninguém, nem mesmo você? Aprender não significa acumular conhecimento, tal como se fossem moedas de ouro. Ele é o único recurso que fica melhor e mais valioso à medida que se multiplica”.

Quando a gente se conhece, entende nossa forma de pensar e encontra soluções eficazes para a situação, podemos ter tempo para tudo aquilo que a tecnologia não é capaz de nos oferecer. E creiam, existe muita vida além dela.

– Links: site do autor; Skoob; mais dele no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *