Menu fechado

Francisco de Assis – Hermann Hesse – Cap. 1925

Ciao!

Disponível na Amazon

Comprei este livro porque a história de São Francisco de Assis desperta a minha atenção. Quanto mais leio sobre ele, mas me encanto com este testemunho intenso de espiritualidade. E só neste ano eu percebi que havia uma ligação com o BTS.

Para minha alegria, consegui concluir mais um livro da Meta de Leitura.

Francisco de Assis – Hermann Hesse – Record
(Franz von Assisi – 1904)

O autor alemão Hermann Hesse era absolutamente apaixonado pela história de São Francisco de Assis. Ele pesquisou e escreveu uma pequena monografia reunindo as informações, algumas históricas, outras não, no estilo das lendas transmitidas pela tradição oral.

O encantamento por São Francisco transcendeu a vida pessoal e fez parte direta ou indiretamente de livros escritos por Hesse. Este livro reúne os textos que ele escreveu e a análise sobre “O florilégio de São Francisco de Assis”, após a publicação da tradução na Alemanha.

Na primeira parte, ele narra a vida de São Francisco destacando que ele era um jovem como todos os outros, pensando em glórias e em coisas materiais. Vivendo em um tempo de guerra, imaginando que faria parte do exército vencedor.

Até que teve uma experiência intensa: ele ouviu a voz de Deus. Desistiu da guerra, voltou para Assis e perambulou em busca de um rumo. Até ter a compreensão de qual era o propósito que deveria abraçar: uma vida de pobreza material em busca da riqueza espiritual.

“– Um pequeno raio de sol é poderoso o bastante para clarear as trevas”

E mais que pregar, ele agiu. Reformou a igreja, começou a atuar em prol dos necessitados. Enxergou a beleza em todas as criações de Deus, inclusive com os animais e a natureza. Para muitos ele era bobo ou louco, mas ele foi uma pessoa convicta do que deveria fazer. Para outros, ele se tornou exemplo e vieram segui-lo. E foi assim que surgiu a Ordem Franciscana e também as Clarissas, com a decisão de Santa Clara em se unir ao grupo.

As diretrizes estabelecidas por São Francisco, a forma como ele entendeu o projeto de Deus e o colocou em prática superaram a prova do tempo, como reconhece Hermann Hesse.

“Ah, existem tantos escritores e poetas famosos que produziram belas obras! Mas há poucos que, pela força da profundidade de palavras e pensamentos mais íntimos, disseminaram entre as nações a eternidade e a ancestral nostalgia humana, qual mensageiros e semeadores divinos. E há poucos que, não sendo amados e admirados através dos séculos pelas suas belas obras e palavras, mas apenas por sua essência pura e nobre, flutuam no firmamento acima de nós coo estrelas santas, dourados e sorridentes, guias e líderes bondosos para as errâncias dos homens nas trevas”.

O livro ainda traz como apêndice um texto de Fritz Wagner sobre a devoção e inspiração de São Francisco na vida de Hermann Hesse. Como que ele se identificou com o jovem intenso que se converteu e, com a mesma intensidade, se inspirou para seguir em frente em meio às turbulências e incertezas da vida. E de que forma esta influência apareceu nos textos dele.

E ainda há as ilustrações em cores dos afrescos de Giotto de diferentes momentos da vida de “O Pobrezinho”. Muito caprichadas e que contribuem para a gente entender como a vida de São Francisco inspirou obras sobre a vida dele.

Gostei muito de ver e aprender sobre São Francisco pelos olhos e pelas palavras de Herman Hesse. O autor temia não fazer justiça a uma figura tão impactante da história da religião católica, mas não decepciona. Ao contrário, nos incentiva a querer ler mais.

– Links: conheça mais sobre Hermann Hesse; Skoob. E, como citei no início, a inspiração de Hermann Hesse no trabalho do BTS é esclarecida e detalhada no site Aficionados e Barmy Acadêmicas.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *