Menu fechado

Encontro às Cegas: 227 dias para arrumar um namorado – Carolina Aguirre – Cap. 543

Ciao!!!

Capa da versão de Portugal

Tem livros que atiçam a minha curiosidade. Neste caso, foi um pacote de iscas: o subtítulo – 227 dias para arrumar um namorado, já indicava que não seria uma situação normal (deadline sempre é um pesadelo). Quando li a orelha do livro, já que a contracapa não tem resumo, apenas excertos e uma breve explicação da origem da história, sabia que, mais cedo ou mais tarde, ele estaria aqui em casa. E ele veio, na maré trazida pelo meu aniversário (que foi em novembro, deu pra entender como está meu atraso?) o/

Encontro às Cegas: 227 dias para arrumar um namorado – Carolina Aguirre – Benvirá
(Ciega a citas – 2011)
Personagens: Lucia, sua família e seus “pretendentes”

Lucia tinha 30 anos, estava acima do peso e ainda por cima tinha uma missão dura pela frente: o casamento da irmã caçula, Irina, “a perfeita”. Como se isso não fosse estressante o suficiente, ela ouviu a mãe e a irmã fazendo uma aposta: a mãe estava convicta de que Lucia apareceria sozinha na festa, de vestido preto, comeria tudo, terminaria bêbada e dando vexame. Caso isso não acontecesse, ela pagaria toda a festa. Sem que as duas soubessem, Lucia embarcou na procura de um namorado que pudesse esfregar na cara da família, ops, levá-la à festa em sete meses e meio…

Comentários:

Repito aqui o que disse nos livros dos trigêmeos Reilly, da Maureen Child: há casos em que não precisa ser gênio para saber que algo vai dar errado, né? Se Lucia fosse Roberta em dia muito escorpiano, teria esbravejado e acabado com a aposta tão logo a ouviu. Se Lucia fosse Roberta em dia muito geminiano, arrumaria uma grande confusão e não iria a casamento nenhum. Moral da história: se Lucia fosse Roberta… não haveria livro!

Como Lucia é Lucia, ela pensa com o orgulho ferido e estabelece a meta de fazer a mãe quebrar a cara e ter que bancar a festa da irmã: arrumando um namorado que pudesse, mais que amá-la, esfregá-lo na cara da família, dos amigos e dos parentes.

E, a partir disso, empreende uma busca desenfreada por um candidato que cumprisse os requisitos, relatando todas as suas dúvidas, crises, descobertas e possibilidades em um diário – que é a forma como conhecemos a história, sempre pelo ponto de vista dela. Isso não incomoda, porque dá para você perceber outros pontos de vista que Lucia ignora, mas, de uma forma inconsciente, relata. E posso garantir que, diante do desenrolar da história, a leitora não tem a menor idéia do que vai acontecer no casamento de Irina: se Lucia vai arrasar ou se será arrasada.

Alguém me pediu uma síntese do livro e o que disse foi: “imagina se a Bridget Jones fosse argentina, tivesse uma mãe que fosse o capeta e o Mark Darcy não estivesse por perto”. É uma explicação bem resumida, mas que contempla o ponto de partida da história. A mãe de Lucia é uma peste e houve momentos em que eu queria entrar na história ao melhor estilo zagueiro brucutu e dado uma voadora nela (gente, leiam o livro e vocês vão ver que ela, mais que merece, precisa ser enquadrada rapidamente).

A Lucia também merecia uns cascudos por se meter em uma busca infantil que só causa confusão. Bastava não ir ao casamento e mandar a família pastar na Sibéria – depois da overdose de casamentos que tive nos últimos anos, aprendi que Las Vegas é uma opção a ser considerada: noivo e noiva entram na capela, casam ao som de Love me Tender e pronto!

Nada de parente dando pitaco, de ser coagida para incluir A, B ou C na lista de casamento, nada de presentes tipo “er… pra que serve isso?”, nada de conciliar pessoas que não se gostam, mas precisam estar na festa… E também nada do dilema: “mas você precisa de um vestido para ir!” mesmo que tenha roupa nova no armário que (na avaliação) não serve para o tal evento (e para evento nenhum, pelo visto, né?).

As pessoas precisam entender que se você não for a noiva não deve – nem precisa – chamar a atenção: uma roupa que valorize seus atributos de forma elegante resolve o problema (afinal de contas, deduz-se que ninguém quer no casório a sucursal do concurso garota pancadão chão chão chão, né?).

– E (ainda mantendo a comparação com Bridget Jones) o problemão do livro diz respeito ao “Mark Darcy”: onde estará o homem com quem Lucia precisa se relacionar para vencer a aposta (entre outros motivos, claro)? Quem será esta criatura? E por mais que as minhas mãos estejam coçando para dar uma pista aqui, não vou fazer isso. E estragar a surpresa? Imagina…

– Como deu pra entender, Carolina Aguirre é argentina (no site da Benvirá tem a biografia dela). Encontro às Cegas surgiu como um blog, Ciega a Citas. E além do livro, deu origem a uma série de televisão, como conta a Wikipedia e que até pensei em ver só pra canalizar em alguém a raiva que sinto da mãe da Lucia. A autora agora tem outro blog, o Bestiaria e quem quiser mais informações pode olhar aqui.

Arrivederci!!!

Beta

3 Comentários

  1. Vanessa Orgélio

    Amigas, por motivo de força maior eu cancelei o meu blog, me desculpem por deixa-las sem explicações.
    Mas foi uma coisa muita chata que estava acontecendo.
    Deixo aqui meu novo endereço. Não é um blog sobre decoração e artesanato, agora é um blog pessoal, voltado principalmente para o meu lado escritora, agora que estou lançando um livro, mas todas voces são bem vindas lá!
    Espero te ver lá! Um abraço apertado!

    Vanessa Orgélio

    http://vanessaorgelio.blogspot.com.br

  2. Sil de Polaris

    Eu leria esse romance para poder ter prazer de ver aquela mãe madrasta ter de roer seus cotovelos por perder sua aposta sem vergonha, ora essa !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *