Menu fechado

LdM Entrevista: Déa Araújo

Ciao!

Não existe Abril Imperdível sem LdM Entrevista, né? E a entrevistada e o motivo têm tudo a ver com o mês dos Dias Internacional e Nacional do Livro Infantil.

Neste sábado, será o lançamento do livro “Tem um bichinho no meu poema”, da autora Déa Araújo, aqui em Juiz de Fora. O evento será das 10h às 14h, na Hiato – Galeria de Arte, na Rua Coronel Barros 38, no bairro São Mateus.

A história da Déa Araújo é bem interessante: ela se formou em odontologia e trabalhou como dentista especializada em atendimento pediátrico. Há alguns anos, perto de se aposentar, realizou outro sonho: se tornou estudante da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ela passou a escrever contos, crônicas e outros poemas, com temas para públicos infantil e adulto. E teve textos publicados em sites, revistas, antologias, podcasts e materiais didáticos. O primeiro conto, “Saia dessa José!” foi vencedor do concurso mensal da “Revista Piauí” em setembro de 2020.

A produção levou ao livro de estreia, “Tem Um Bichinho no Meu Poema” que traz histórias de personagens do reino animal, apresentadas em forma de versos.

Outra curiosidade: os desenhos do livro foram feitos pela ilustradora Iolanda Petrillo, de apenas 9 anos. As redes sociais permitiram à autora entrar em contato com os pais da ilustradora e, pronto, nasceu a parceria.

Agradeço à Déa Araújo pela atenção e convido vocês a lerem o nosso bate-papo!

LdM Entrevista: Déa Araújo

LdM: Você sempre teve apreço pelas palavras e contação de histórias? E de que forma sempre esteve presente na sua vida?

Déa Araújo: A literatura sempre esteve presente na minha vida, porém mais no âmbito da leitura.

Escrevi meu primeiro poema aos doze anos e sempre trabalhei em atividades voltadas para a escrita na escola. Na vida adulta, escrevi outros poemas bem pontuais e que hoje não me representam mais. Era outra Déa.

Lia e contava muitas histórias para meus dois filhos.

Enquanto trabalhei como odontóloga, atendia majoritariamente pacientes infantis e a contação de histórias fazia parte da minha rotina com os pequenos pacientes.

Comecei a escrever mais e divulgar meu trabalho no início da pandemia e não parei.

LdM: Na sua primeira formação como dentista, você fazia atendimento pediátrico. O seu livro é voltado para o universo infantil. Quais os desafios de escrever para crianças?

Déa Araújo: Um dos grandes desafios é pensar em uma forma de transmitir mensagens relevantes sem “apontar-lhes o dedo” diretamente. A história deve ser leve para divertir e ser capaz também de ensinar de uma forma lúdica.

Outro desafio se refere à escolha do vocabulário que, ao mesmo tempo em que não pode ser complexo para não gerar desinteresse, deve ser capaz de agregar novos conhecimentos linguísticos às crianças.

Um terceiro está relacionado à etapa da ilustração, pois elas são tão importantes quanto ao texto. Escritor e leitor têm que estar bem sintonizados.

Outro desafio é produzir uma obra que desperte também o interesse dos pais. Além de compradores, eles serão também leitores.

LdM: De onde surgiram os personagens? Tem algum sobre o qual você nunca imaginou escrever? Algum foi inspirado em um bichinho real?

Déa Araújo: Alguns personagens como o polvo, o tucano e os bichos do poema “Quarentena dos Animais” surgiram a partir de desenhos que a ilustradora já havia feito em algum momento. Interessei-me pelas ilustrações e criei histórias que pudessem representá-las.

A maioria surgiu de ideias minhas sem nenhum critério específico.

Fiz vários poemas sobre animais, e foi difícil escolher 23 para compor o livro.

Não há nenhum que eu nunca tenha pensado em escrever sobre. Acho os animais fascinantes e penso que poderia escrever sobre todos eles.

O único que representa um bichinho real é a onça. O poema “O Melhor Amigo da Onça” foi inspirado na onça-pintada que andou pelas ruas de Juiz de Fora no ano de 2019.

LdM: O livro é ilustrado pela Iolanda Petrillo, de 9 anos. Qual foi a sua reação à visão dela às suas palavras?

Déa Araújo: A Iolanda estudou muito os poemas antes de desenhar e conseguiu me encantar com a sua forma de representar os bichinhos. Ficou exatamente como eu havia pensado.

LdM: Quais as expectativas para ver o livro agora ganhar as prateleiras das livrarias e as casas das pessoas?

Déa Araújo: Eu optei por fazer uma produção independente para este primeiro livro. Por isto, a princípio, as vendas serão feitas por mim. Ainda vai demorar um tempo para eu conseguir colocá-los nas livrarias, pelo menos nas maiores.

A expectativa de ver o livro na casa das pessoas é muito estimulante. Eu digo que o livro não está pronto: foi escrito, ilustrado, publicado e será lançado, mas continuará a ser escrito à medida que os leitores forem se apropriando dos poemas.

LdM: Quem quiser comprar “Tem um bichinho no meu poema”, onde encontra?

Déa Araújo: As pessoas que se interessarem podem adquirir o livro de três formas:

. pelo Instagram @dealuciaaraujo (direct ou botão de contato);

. pelo e-mail [email protected]

. pelo WhatsApp (32) 98849-5595.

LdM: Por gentileza, deixe uma mensagem para quem ler a sua entrevista no Literatura de Mulherzinha.

Déa Araújo: O livro foi escrito e ilustrado com muito carinho e com a intenção de despertar nas crianças o gosto pela poesia desde cedo.

Despertando o olhar poético delas, será possível transmitir-lhes que o belo pode ser encontrado em todos os âmbitos da vida e que a poesia pode ser observada em tudo.

Desejo que todos se divirtam e tenham uma boa leitura.

Arrivederci!!!

Beta

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *