Menu fechado

Acredite em mim – Jo Goodman (Clube da Bússola 1) – Cap. 1832

Ciao!

Disponível na Amazon

“North. South. East. West.
Amigos para a vida toda, somos confessos.
Todas as outras verdades, negaremos.
Pois somos soldado, marinheiro, reparador e espião”

Os quatro livros trazem o lema do grupo. Eu preferi a tradução usada em Um doce marquês, porque é a que melhor define os protagonistas.

Lá nos primórdios do Literatura de Mulherzinha, eu escrevi sobre os livros do Clube da Bússola, lançados no Brasil no formato de banca pela Nova Cultural.

Quem é desta época sabe: livros lançados fora da ordem cronológica, sem identificação de série, sem uma tradução linear (Confraria das Rosa dos Ventos aparece neste e em outro livro como tradução para Compass Club – nome original da série).

E, a gente tinha que ser muito “xerloque”. Para compensar esse trabalho de garimpo e investigação nos sebos, decidi reler e escrever resenhas individuais para as quatro histórias da série, como o #TBT do Abril Imperdível 2022.

Acredite em mim! – Jo Goodman – Clássicos Históricos Especial 209 (Clube da Bússola 1)
(Let me be the one – 2002 – Kensington)
Personagens: Brendan David Hampton, conde de Northan, e lady Elizabeth Penrose

Era para ser apenas mais um evento no campo durante a temporada de 1818. No entanto, muito estava em jogo na propriedade dos Battenburn. A paz foi logo comprometida com mais uma ação do Ladrão Fidalgo, um larápio que se especializou em roubar joias e objetos de valor da aristocracia em grandes eventos e escapar impune. Em meio a isso, North e os amigos estavam, cada qual, com a sua missão. E a dele quase se perdeu quando ele se encantou por lady Elizabeth, uma mulher que nunca poderia ser dele.

– Ela não me quer nem de presente.

A pedido do coronel Blackwood, North viajou para o interior para o evento dos Battenburn. Ele precisava de informações confiáveis de como estava lady Elizabeth Penrose para acalmar o mentor. O coronel conhecia a família da jovem e não entendia por que ela se afastou dele e também não estava mais tão próxima da família, morando com o barão e a baronesa de Battenburn.

North se aproxima de Libby e percebe que ela não é uma jovem tola e nem amargurada por ser ainda solteira aos 26 anos. Pressente que ela guarda sentimentos intensos e não confia facilmente. Outra jovem poderia ter se encantado com ele, mas ela foi educada e distante.

Enquanto isso, os três amigos estavam convictos de que North estava encrencado.

– Milorde jamais deveria confiar em mim

Elizabeth não foi uma debutante que se destacou, apesar de ser bonita, articulada, graciosa e saber circular entre diferentes grupos. Mesmo sendo filha de um conde, não atraiu pretendentes. E eles se afastaram de vez após o acidente que deixou sequelas físicas nela.

Ao perceber como alvo da atenção de North, ela fez o que deu certo com todos os outros. Foi gentil, agradável, deixando clara a distância.

Só que ele não se deixou assustar.

Ela também não contava em se sentir atraída pelo conde. Afinal de contas, já tinha passado por uma experiência que a ensinou a não amar e confiar em ninguém.

Agora se via diante de um impasse: lidar com o que passou a sentir e com todo o peso que carregava – e que nunca seria capaz de compartilhar a outra pessoa.

“Seus segredos têm segredos”: a caçada ao Ladrão Fidalgo

Enquanto os protagonistas estão nesta situação perigosa de se aproximar em meio a circunstâncias desfavoráveis, a situação fica ainda mais dramática com as ações ousadas do Ladrão Fidalgo. O larápio continua agindo e escapando, colocando todos os hóspedes dos Battenburn sob suspeita.

Como diz o Tony Stark sobre o Nick Fury no primeiro filme dos Vingadores: “seus segredos têm segredos”. A trama tem várias camadas e que há muito mais acontecendo do que os personagens sabem ou revelam entre eles e para quem está lendo.

Até a gente descobrir todo o quadro, muitas peças – verdadeiras e falsas – aparecem pelo caminho. A autora preparou uma jornada com reviravoltas, dores, sentimentos variados bons e ruins. Imagino que algumas pessoas vão conseguir entender rapidamente o que está em jogo, mas não sei se vão captar imediatamente todas as razões.

Sobre amizade

A gente só pode confiar mesmo nos quatro amigos do Clube da Bússola. Cada um está às voltas com suas próprias dores, questionamentos e problemas. Já há pistas da situação envolvendo os protagonistas de duas das próximas histórias.

E vale a pena ver a interação entre eles. Desde o prólogo, que começa em um flashback quando eles eram crianças, até as formas como conversam, implicam um com o outro se ajudam ao longo da trama. É de uma irmandade construída em situação adversa e que se fortaleceu com o tempo.

Sobre persistência, sobre sofrimento, mas com um asterisco

North é inteligente, articulado, um tanto debochado e romântico. Não é perfeito. Ele se percebe encantado por uma mulher cativante, mas que esconde algum segredo. Ela alerta que ele não tem como salvá-la. Mesmo dando margem para sofrer, ele vai atrás do que sente.

No entanto, em um determinado momento, ele toma uma atitude que, na primeira vez que li, passou batido por mim. Só que agora, na releitura, me chamou a atenção, justamente porque uma cena semelhante suscitou uma grande polêmica nas redes sociais sobre outra série.

Sem dar spoilers, basta dizer que envolve o descumprimento de um pedido, sob a desculpa de “por um bom motivo” nas entrelinhas. Um meio para um fim. Era um gesto que fala muito sobre uma época, onde as mulheres não tinham direitos e eram dispostas conforme os desejos dos homens da família. No entanto, ela também tomou decisões sem comunicar a ele, porque também tinha motivos. Enfim, é uma situação complexa sobre a qual preciso refletir mais e ouvir pessoas habilitadas antes de escrever melhor sobre isso.

A série é bem escrita, com personagens complexos, que apresentam várias camadas, envolvidos em um jogo do qual não possuem todas as informações. O ponto de partida é interessante e desperta a curiosidade em saber o que o destino reserva para os outros integrantes do Clube da Bússola.

Série Clube da Bússola – Jo Goodman – Nova Cultural

Clube da Bússola

– Links: Goodreads livro e série; site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *