Menu fechado

Tudo que desejei – Jo Goodman (Clube da Bússola 2) – Cap. 1836

Ciao!

Disponível na Amazon

“North. South. East. West.
Amigos para a vida toda, somos confessos.
Todas as outras verdades, negaremos.
Pois somos soldado, marinheiro, reparador e espião”

Os quatro livros trazem o lema do grupo. Eu preferi a tradução usada em Um doce marquês, porque é a que melhor define os protagonistas.

Como já comentei, caso você não tenha lido o texto sobre “Acredite em mim!”, escrevi sobre a série bem no início do Literatura de Mulherzinha.

E o ponto de partida foi justamente o segundo livro, Tudo que eu desejei, que ganhei de presente em um Amigo Orkuto do grupo Adoro Romances.

Depois de ler ele, cacei os outros livros, até então, mais dois tinham sido lançados e aguardei o lançamento do que terminava a série.

O detalhe: a série foi lançada no formato de banca pela Nova Cultural, fora da ordem cronológica, sem traduções lineares, sem identificação. Pra vocês terem ideia, apenas o último livro cita a série na capa – foi literalmente “leitora que lute” pra achar tudo.

Apesar disso, a série é muito boa. Por isso, é o tema do #TBT do #AbrilImperdível em 2022, onde cada livro vai receber a resenha que merece aqui no Literatura de Mulherzinha.

Tudo que desejei – Jo Goodman – Clássicos Históricos Especial 194
(Everything I ever wanted – 2003 – Kensington)
Personagens: India Parr e Matthew Forrester, visconde de Southerton

O coronel encaminhara South para a missão de investigar a atriz India Parr. Ela era o ponto comum de alguns assassinatos recentes. Se ela não fosse a culpada, havia grandes chances de estar em perigo. O problema era que India se recusava a ser protegida e não estava disposta a revelar os motivos dos temores e os segredos que guardava. Em nome da necessidade de proteger a jovem, South resolve que vai descobrir a verdade, tomando atitudes extremas… E quem sabe conseguir uma chance para eles?

Não espera sempre ser salva por mim, Hortense!

1818. Um incidente interrompeu a mais recente apresentação da comédia estrelada pela atriz India Parr – e coube ao visconde Southerton se desculpar publicamente com a estrela pelo comportamento dele e dos amigos. No entanto, terminou a noite com um ferimento no rosto, causado pelo soco que pediu a ela para dar nele.

Foi uma forma ousada de chamar a atenção dela para si e realizar a missão a pedido do coronel Blackwood: descobrir se a jovem, bela e talentosa atriz estava envolvida em um crime recente. South descobre que ele e India têm muito comum e se vê interessado por ela.

No entanto, a atriz, por mais que também se sinta atraída, sabe que não pode ter nada com ele.

Uma gaiola é igual à outra…

A vida de India não tinha sido fácil. A menina órfã do interior que se tornou uma governanta e, após contratempos, chegou ao estrelato dos palcos em Londres. No entanto, a aparente liberdade era apenas isso, aparente. Só ela sabia como estava longe de ser realmente uma pessoa livre.

Até que South entrou em seu caminho com nenhuma sutileza. Chamando a atenção para ele. Chamando a atenção dos outros para eles. E ao não conseguir decifrá-la facilmente, a missão ganhou ainda mais camadas para ele… O que os deixava a um passo de envolverem sentimentos nisso e complicarem tudo.

“Não me sentiria atraído pela senhorita se fosse o contrário. Uma mulher que tem apenas a seu favor um belo sorriso, um lindo rosto ou palavras amenas não me interessa”

Intrigas e perversidade

Everything I ever wanted Jo Goodman

A autora se diverte deixando algumas pistas – falsas ou não – pelo caminho. A gente percebe que há uma intriga e que India, consciente ou inconscientemente, tem um papel importante nisso.

Há muitos segredos a serem descobertos, inclusive alguns totalmente inesperados e imprevistos para os protagonistas.

Sem dar pistas, só posso dizer que antagonista é realmente perverso e sem limites, que se considerava no controle da situação.

Ele descobre os pontos fracos dos rivais e não hesita em usar e manipular as pessoas conforme seus interesses. Isso torna tudo ainda mais perigoso, como você lida com este tipo de adversário?

A pessoa não contava com a persistência de South – movida pela lealdade ao coronel e por tudo que passou a sentir por India. O visconde só sossegaria ao montar o quebra-cabeça, desvendar o mistério e salvar India, de preferência, para sempre.

Adorava uma aventura e embarcou na maior de todas

South foi capaz de se colocar em risco pelos amigos – como descobrimos logo no prólogo. Ele se colocou sob os holofotes ao ser visto com India Parr, confiante de que chamaria a atenção de quem era o alvo da operação.

O protagonista é aventureiro, destemido, tem seus traumas e culpas, mas se revelou um herói tipicamente romântico, disposto a salvar as pessoas que ama. Ele vai se chocar com o que descobre, mas não vai desistir do que acredita, não importa quem tenha que enfrentar.

“Pode não fazer sentido para você, mas compreendi como as razões do coração são imprevisíveis. Não se deve perder tempo e desperdiçar oportunidades”

South é o marinheiro do grupo de amigos que aqui foi chamado pela versão do nome original – Clube da Bússola. Este é o único livro onde os pontos cardeais que identificam os amigos foram traduzidos para o Português. Sendo que Este é uma forma de falar Leste, apesar de eu, particularmente, achar esquisito.

A história se passa ao mesmo tempo que o primeiro livro e também dá a entender que Leste e Oeste estão envolvidos em outras missões. E Leste ainda tem as próprias pendengas sociais para resolver – e vamos descobrir como ele vai lidar com isso no próximo livro da série.

Ah, livros que citam “Muito barulho por nada” ganham meu coração.

Clube da Bússola

– Links: Goodreads livro e série; site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *