Menu fechado

Ventos de mudança – Beverly Jenkins (Mulheres Pioneiras 1) – Cap. 1834

Ciao!!!

Disponível na Amazon

É incrível como livros ajudam a gente a ter perspectivas diferentes. Já li alguns romances de banca sobre a Guerra da Secessão sob a visão de personagens dos Estados da União e sob a ótica de personagens dos Estados Confederados. Em comum: todos eram brancos e os negros, quando citados, eram coadjuvantes, mas não de destaque.

Vários livros da Beverly Jenkins tratam desta perspectiva: os negros como protagonistas das narrativas. É incrível que só agora, graças à Editora Arqueiro, a gente tenha uma série da autora publicada no Brasil.

Conheçam as Mulheres Pioneiras e aproveitem a chance de pensar por um novo ponto de vista.

Ventos de mudança – Beverly Jenkins – Editora Arqueiro (Mulheres Pioneiras 1)
(Rebel – 2019 – Avon)
Personagens: Valinda Lacy e Capitão Drake LeVeq

Valinda aguardava o noivo voltar de Paris, onde foi tentar investimento para abrir um jornal. Enquanto isso, trabalhava como professora para crianças e adultos libertos em Nova Orleans. No entanto, a liberdade ainda era muito frágil e todos estavam vulneráveis diante dos grupos que queriam manter um status quo ou mesmo retornar ao regime anterior à derrota na Guerra da Secessão. Capitão Drake LeVeq socorreu a professora em um momento muito difícil e se encantou com a coragem dela. Será que, como legítimo herdeiro de piratas, conseguiria roubar o coração e o afeto dela para si?

Liberdade sem cidadania

A autora nos leva para Nova Orleans em 1867. A gente sente o calor e o clima da cidade; a quantidade de pessoas vivendo ou tentando viver ali após a Guerra da Secessão.

No entanto, a liberdade não adiantou nada na prática. É difícil conseguir emprego, é difícil conseguir casa, acesso a educação e a recursos. Muitos foram para a guerra e não voltaram. E os que sobreviveram têm exemplos diários de que a vida deles não vale nada.

Valinda sonha em ajudar a melhorar as condições destas pessoas oferecendo a chance de ler e compreender palavras. No entanto, mesmo uma iniciativa apoiada por freiras, pode sofrer boicote de pessoas com dinheiro e status movidas pelo preconceito. E também por aqueles que não estão satisfeitos com as mudanças e destroem o que não gostam.

Uma heroína indomável

Nos primeiros capítulos, Val se depara com uma maré de notícias ruins em sequência. Foi salva de uma violência brutal pelo apoio da família LeVeq. E após sofrer novo revés recorreu aos LeVeq e foi acolhida pela família – a matriarca Julianna liderava um clã formado descendente de piratas e que era igualmente corajoso.

O capitão Drake LeVeq socorreu Valinda e a apresentou aos parentes. E se encantou pela natureza da jovem vinda de Nova York para lecionar. Ela era elegante, comportada, mas possuía uma natureza indomável e corajosa – ninguém sem estas características faria o que ela fez.

Só que Valinda tinha um noivo, que estava voltando para o país para se casarem.

Personagens intensos

Rebel Beverly Jenkins Woman who dare 1

Vemos o conflito intenso de Valinda, entre o que esperam dela (no caso, o pai dominador) e o que ela gostaria de fazer – ser útil aos outros compartilhando ensinamento. Ela confia que conseguiria fazer isso com apoio do noivo, com quem tinha uma relação de companheirismo e respeito, longe de ser paixão.

Só que ao conhecer a família LeVeq, ela foi apresentada a uma rotina diferente, a relacionamentos familiares com laços firmados no amor, no afeto e na paixão. E também se percebeu sentindo algo por Drake – o que leva ao conflito de romper o relacionamento por algo que ela ainda não tinha vivido antes.

Drake se encantou por Valinda e demonstrou isso de várias formas. E não avançou nenhum sinal sem consentimento. O fato de ter sangue pirata fez a gente entender o DNA sedutor, sem ser desrespeitoso. Ao mesmo tempo, não se calou diante das injustiças quando afetou outras pessoas. E lutou quando o foco se voltou para ele.

Eu simplesmente amei a trama, a escrita de Beverly Jenkins e ter essa perspectiva diferente de um período histórico. Afinal de contas, a história tem várias vozes e nem sempre todas recebem a atenção que merecem – o enredo “Histórias para ninar gente grande”, da Mangueira em 2019 comprova isso.

O livro faz parte de duas séries

Isso mesmo que você leu.

Durante a leitura eu tive certeza de que haveria uma série sobre a família LeVeq, pela forma como as histórias de Raimond e Sable e principalmente dos antepassados deles, Dominic e Clare, foram compartilhadas. Fui pesquisar e encontrei. Obviamente espero que publiquem aqui.

Série Família LeVeq

  • Through the Storm Sable e Raimond LeVeq
  • Winds of the Storm – Zahra Lafayette e Archer LeVeq
  • Captured – Clare Sullivan e Dominic LeVeq
  • Ventos de Mudança Rebel – Valinda Lacey e Capitão Drake LeVeq

O livro chegou ao Brasil como o primeiro da trilogia Mulheres Pioneiras – série Woman Who Dare. A Editora Arqueiro já publicou dois livros:

  • Ventos de Mudança – Rebel – Valinda Lacey e Capitão Drake LeVeq
  • Tempestade Selvagem – Wild Rain – Spring Lee e Garrett McCray
  • To catch a Raven – Raven Moreaux e Braxton Steel

– Links: Goodreads livro, série e autora; site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *