Menu fechado

A força de um herói – Silvana Barbosa (As Watson 2) – Cap. 1844

Ciao!!!

Disponível na Amazon

Romance no século 19 sobre jornalistas e com referências a super-heróis. Demorei demais, reconheço, mas finalmente ele está no Literatura de Mulherzinha!

A força de um herói – Silvana Barbosa (As Watson 2)
(2021)
Personagens: Eloisa Watson e Clark Steelman, barão de Calel

Eloisa Watson queria ser jornalista no início do século 19 na Inglaterra, uma atividade entre as várias que não eram consideradas nem em delírio para uma mulher realizar. Só que ela foi à luta, assumiu um pseudônimo masculino, se correspondeu com o jornalista mais famoso do país e foi até Londres para encontrá-lo, contar a verdade e pedir apoio. Clark Steelman não esperava que Louis fosse Eloisa, mas respeitou a coragem dela e foi assim que nasceu uma parceria que poderia ir além do que Lois e Clark imaginavam…

Muito prazer, sou Eloisa Watson.

Depois da irmã mais velha, Seline, encontrar o final feliz, Eloisa tinha certeza de que sabia qual era o caminho dela: ser jornalista. E para isso precisaria da ajuda de seu amigo por correspondência: Clark Steelman, o mais famoso jornalista da Inglaterra.

O propósito era legítimo, mas tinha um problema na execução: não era algo que mulheres deveriam ser.

“Eloisa tinha fé que um dia as mulheres teriam voz na sociedade, e que poderiam trabalhar no que desejassem, sem precisarem se esconder por trás de um pseudônimo como senhor Dini ou senhor Ross ou Louis Watson. Ela revirou os olhos.

Os homens podiam escrever sobre o que quisessem, mas às mulheres era esperado que fossem as responsáveis por colunas de fofoca, moda ou dicas de como se comportar bem e ser a esposa perfeita. Era triste!”

Mesmo assim, Lois criou uma estratégia, se despediu dos pais e das irmãs Pepper e Mary Jane e deixou Hampshire para trás. A promessa era viver com a irmã, Clea, que morava em Londres com a madrinha. Na verdade, ela deu um perdido em todo mundo, se hospedou em um hotel e depois, munida de toda a coragem possível, foi à redação do Diário Mundial e se apresentou com a sua verdadeira identidade ao seu herói pessoal e amigo: Clark Steelman.

Fazendeiro, herói, jornalista, barão

Quantas identidades uma pessoa pode abrigar na própria personalidade? Clark foi abandonado recém-nascido na porta dos Steelman, que o adotaram e ofereceram a ele todo amor e a boa criação que nem sempre o dinheiro pode garantir.

Foi para a guerra contra Napoleão e se tornou um herói por salvar vidas – com a própria vida em risco – durante o combate. O ato de bravura rendeu ao garoto do interior o reconhecimento da realeza e um título, agora ele era o Barão de Calel. No entanto, o que realmente importava para ele era ser jornalista. Apurar e divulgar notícias relevantes.

E que não disfarçou a surpresa ao descobrir que o “amigo jornalista” Louis com quem se correspondeu nos últimos dois anos, na verdade era Eloisa Watson. Ela foi procurá-lo em busca da chance de também se tornar uma jornalista.

Estabelecem um acordo: ela o acompanharia e o ajudaria para saber mais e aprender sobre a profissão.

O caso do ladrão fantasma

O foco de Clark no momento era apurar as informações sobre o ladrão fantasma. Vários roubos em casas de famílias ricas e/ou nobres ocorreram de forma inexplicável. Clark estava acompanhando os casos e tentando descobrir algo que indicasse quem estava por trás dos crimes.

Eloisa o ajuda a organizar as anotações e contribui trazendo novas visões e possibilidades. Só que teriam que se colocar em risco para chegar ao fim do mistério.

Lois & Clark

Sim, a essa altura, já era uma dupla, mesmo que não oficialmente em se tratando de profissão. Toda a amizade desenvolvida ao longo das trocas de correspondências não os preparou para o fato de se sentirem atraídos um pelo outro. Nem de que poderiam ser correspondidos. Muito menos de que teriam uma sintonia tão boa.

Sim, adoro romance bem escrito, mesmo que seja com personagens inspirados em herói e companheira que estão longe de ser os meus favoritos.

Captei a referência

Além das várias citações a nomes importantes ligados ao Super-Homem no cinema, na TV e no Brasil, a Silvana também se permitiu ligar esta história a outras que escreveu. Uma envolve uma ponta de um personagem um tantinho antes de ter idade de se tornar um libertino, mas não vou contar quem é.

Por outro lado, Daniel Martin, protagonista do livro Dê-me sua mão e o Lar São Francisco que aparece no livro Tão inesperadamente minha também são citados pelos protagonistas.

As Watson

– Links: Goodreads livro e autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *