Menu fechado

Manual para damas em busca de um marido (rico) – Sophie Irwin – Cap. 1904

Ciao!

A estreia de Sophie Irwin foi um dos livros anunciados pela Arqueiro para 2023 e já está à venda na Amazon.

Em alguns casos, a situação é tão complicada que não dá para esperar pela intercessão de Santo Antônio. A parte interessada deve ir à luta.

Manual para damas em busca de um marido (rico) – Sophie Irwin – Editora Arqueiro
(A lady’s guide for fortune-hunting – 2022)
Personagens: Katherine “Kitty” Talbot e James De Lacy, o conde Radcliffe.

Órfãs, falidas e à mercê dos agiotas, as irmãs Talbot corriam risco de perderem a casa e serem separadas. Afinal de contas, uma mulher não era nada no século 19 sem a proteção de um homem. Por isso, ao ver o iminente noivado naufragar, Kitty partiu para Londres à caça de um marido. Graças a estratagemas bem articulados, conseguiu encantar o jovem e impressionável Archibald de Lacy. O problema era que, no meio do caminho para o altar, estava o irmão mais velho dele, James De Lacy, o conde Radcliffe. Só que ele vai descobrir que uma jovem desesperada não vai se render facilmente.

Missão: encontrar um marido rico

“Não é incomum algumas pessoas terem o hábito de prometer feitos extravagantes. Mas é raro encontrar pessoas que também tenham o hábito de realizá-los, e a Srta. Kitty Talbot pertencia ao segundo grupo”.

Não bastasse ter que se casar, Kitty precisava de um marido rico, disposto a pagar as dívidas e salvar Netley, a casa da família, e o futuro das irmãs Talbot. Ou seja, eram muitos critérios para serem considerados antes de definir o candidato.

Como estavam contra o tempo, Kitty deixou as mais novas, Harriet e Jane, aos cuidados de Beatrice e junto com Cecily foi para Londres, pedir a ajuda de “tia” Dorothy, uma antiga amiga da mãe, para participarem da temporada. Foi desta forma que as duas garotas do interior, de temperamentos distintos, passaram pela

transformação possível pelo orçamento e entraram em um campo onde desconheciam as regras, em busca de cumprir a meta: Kitty se casar em quatro meses.

Tia Dorothy indicou possíveis candidatos, mas Kitty mirava mais alto. Queria um pretendente de fortuna considerável, conseguir, nas palavras dela: “já que teria que se vender para o bem de sua família, seri tão errado assim desejar que fosse para alguém que oferecesse um lance maior?

Transformando tropeços em passos de dança

Kitty é estrategista e observadora, sempre atenta a qualquer informação que possa utilizar em causa própria para obter alguma vantagem. E foi assim, graças a uma coincidência inesperada, que ela conseguiu se aproximar de uma das famílias mais “valiosas”, os De Lacy.

No início, esta aproximação foi rejeitada pela matriarca, que não queria que os filhos mais novos, Archibald e Amelia, convivessem com garotas de origem pobre. Ela intervém e aciona o filho mais velho, o sétimo conde de Radcliffe, James De Lacy, que havia lutado contra Napoleão e preferia viver longe da agitação de Londres.

Quando ele chega, estranha as reviravoltas na convivência familiar e decide investigar por conta própria quem eram as Talbots e se elas realmente poderiam colocar a fortuna da família.

Cartas na mesa: inimigos-aliados

Não precisa muito para Lorde Radcliffe perceber o verdadeiro motivo do interesse de Kitty no irmão caçula. Ao contrário do restante da família, que não foi enfeitiçado pelas irmãs, ele decide confrontá-la e se depara com a surpresa: uma jovem determinada a conseguir um casamento não desistiria tão fácil.

Capa original

Mas ela propõe uma alternativa: ele ajudá-la a transitar na sociedade para conseguir um marido que salve a família dela da falência. Aliás, o capítulo que narra este confronto que vira aliança é um dos que mais gostei no livro porque mostra duas pessoas inteligentes abrindo o jogo e negociando uma alternativa viável para ambos.

Depois disso, começa a caçada. E mesmo com o apoio de um conde benquisto na sociedade, as coisas não serão fáceis para Kitty.

Entre sustos, reviravoltas, ameaças, bailes, comportamentos indecorosos, rancores, atitudes impensadas, acontece de tudo um pouco neste livro. A capacidade de estratégia e de observação de Kitty acaba se tornando um fator que pode comprometer a missão, já que ela só consegue enxergar o objetivo e esquece de considerar as variáveis.

Vários outros personagens se movimentam complicando ou interferindo diretamente na meta dela. Acontecimentos paralelos vão impactar diretamente na jornada de Kitty para conseguir um marido rico.

Mas você nunca deve desprezar ou subestimar uma mulher com a missão de salvar a família. Gostei por mostrar um outro lado da temporada, tirando os óculos cor-de-rosa que tudo move e mostrando que outros motivos também podem levar a construção de um relacionamento não idealizado e nem previsto, mas com bases bem fortes.

A Lady’s Guide

  • Manual para damas em busca de um marido (rico)
  • A lady’s guide to scandal – lançamento lá fora previsto para 2023

– Links: site da editora; Twitter da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *