Menu fechado

Turma da Mônica Jovem volume 3: Amizade é tudo – Cap. 1854

Ciao!

Disponível na Amazon

E na terceira edição, o Cascão leva os amigos a uma importante reflexão. Temos a tensão entre Mônica e Cebola. Denise também ganha seu momento de destaque, como protagonista.

Turma da Mônica Jovem volume 3: Amizade é tudo – MilkShakespeare

(2022)

Neste volume, as histórias são Treta Filosófica, “Operação mil likes e “Sobre meninos e meias”.

Em Treta Filosófica, a escola está dividida por causa da eleição do grêmio estudantil. Enquanto a chapa 2, “Pisa menos” investe em temas como entretenimento, a chapa 1, “Filosofia é conhecimento” quer a volta das aulas de Filosofia que foram retiradas do currículo. Na discussão sobre como mostrar as melhores opções, vale aprendizado, erros e reflexão sobre o que realmente importa para a formação de uma pessoa.

Já em “Operação mil likes, a discussão é o vale tudo pela aprovação nas redes sociais? Denise falou o que não devia e perdeu seguidores. Agora ela queria recuperar a imagem e para isso, resolveu fazer – e usar – a amizade com a Isadora, a nova estudante que chegou no colégio do Limoeiro. O que começa como interesse pode chegar a um sentimento verdadeiro, mas vai ter que superar os erros que Denise cometeu.

E o Cascão é o protagonista da última história: Sobre meninos e meias. Ele está se destacando no novo esporte oferecido no colégio, o parkour, mas não parece totalmente feliz. Nos preparativos da festa surpresa para o amigo, Mônica tenta descobrir o que aconteceu, mas esbarra no “código de ética masculino”: certos assuntos não precisam ser falados para serem resolvidos.

Assim como os volumes anteriores, todas as histórias são adaptações dos desenhos exibidos no Cartoon Network. Neste volume, a amizade é o fio condutor das três tramas. Na primeira, tanto Cebola quanto Do Contra querem ajudar Mônica na luta pela disciplina de filosofia, mas encontram formas diferentes de compreendê-la e manifestar apoio.

Na segunda história, Denise vai ser confrontada com as consequências das decisões que tomou. Também aborda quando a inveja distorce a amizade, como o bullying – real ou virtual – causa sofrimento e o que pode despertar uma amizade verdadeira.

Na terceira história, as diferentes pressões que os adolescentes podem sofrer são o tema – desde a masculinidade tóxica até como expectativas e contratempos interferem na relação familiar. Além de destacar como garotas e garotos abordam o mesmo problema de formas diferentes.

Ou seja, uma leitura que, com certeza, vai despertar identificação em quem estiver lendo. E mais uma vez reforço: uma opção muito interessante para educadores trabalharem com pré-adolescentes e adolescentes sobre situações e sentimentos que eles podem vivenciar.

No total, serão publicados quatro livros pelo selo MilkShakespeare, da Faro Editorial.

Turma da Mônica Jovem

– Links:  Skoobmais de Maurício de Sousa no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *