Menu fechado

Turma da Mônica Jovem Volume 1: Mudando o jogo – Cap. 1838

Ciao!

Disponível na Amazon

No Dia Nacional do Livro Infantil, nada mais justo que buscar a versão livro de histórias com personagens que fazem parte da nossa vida, né?

Olha a Turma da Mônica Jovem chegando ao Literatura de Mulherzinha, gente!

Turma da Mônica Jovem Volume 1:  Mudando o jogo – MilkShakespeare e Maurício de Sousa Editora
(2022)

O livro traz três histórias – Torneio de Games, A Balada da Superlua e O caso do Rei dos Trolls – que são novelizações da série animada exibida e coproduzida pelo Cartoon Network.

Na primeira história, Torneio de Games, a disputa doSupertreta Fighters mobiliza a turma do Limoeiro, na escola não se fala de outra coisa. Mônica e Magali planejam ir ao cinema, mas Cebola só quer convencer o Cascão a ser a dupla dele no torneio. Em um mal-entendido, Mônica pensa que ele a desprezou por ser menina e decide arrastar Magali para a disputa.

Na segunda história, A Balada da Superlua, na noite da mais incrível Superlua, duas festas disputam a preferência da turma do Limoeiro. Uma é na Mansão 179 e a outra, um luau na casa da Mônica. Assim como a maioria, Magali, Cebola, Cascão gostariam de estar na balada badalada, com direito a presença de DJ famoso, mas por solidariedade, foram para a casa da amiga. Mas será que vão aguentar permanecer lá?

A terceira e última história, O caso do Rei dos Trolls, um perfil anônimo começa a publicar fotos com legendas que ridicularizam ou comprometem a turma do Limoeiro. As confusões começam a se somar e Mônica decide desmascarar o culpado… que pode ser qualquer um.

A bolsa veio com o livro. Eu já tinha o coelhinho!!!

“– O ciclo da lua simboliza as fases da vida. Ele nos lembra como tudo se transforma. Nossos gostos, nossos desejos, nossos amigos…”

É uma ótima opção para o público infanto-juvenil para trabalhar temas como amizade, bullying, respeito, limites, prioridades, e algumas outras dúvidas que passam pelas mentes e corações nesta fase da vida. Crescer não é fácil e muitas vezes os adultos se esquecem disso.

Acompanhar a Turma da Mônica na adolescência pode ajudar no pertencimento de quem leu as historinhas da fase criança. É bom saber que a gente não está só e que tem coisas que, guardadas as devidas particularidades, não acontecem apenas conosco.

Além do quarteto protagonista, outros personagens são citados: Denise, Carminha FruFru, Marina (brevemente), Nimbus, Jeremias, Xaveco e um dos meus xodós: o Do Contra. Para quem leu as revistinhas (eu li muitas da TMJ), podemos perceber algumas linhas narrativas abordadas nos quadrinhos nas entrelinhas do livro. Eu ainda não vi a série animada, então não sei como nem se foram adaptadas.

Volto a pensar nas salas de aula e na importância que este livro pode ter para levantar diálogos com as e os estudantes da mesma faixa etária. Pais, mães, responsáveis também podem usar o livro como ponte para construir conversas – afinal de contas, a Turma da Mônica faz parte de várias gerações. Por isso, fica a dica!

A série publicada no selo MilkShakespeare, da Faro Editorial, terá quatro livros. O segundo saiu neste mês.

Turma da Mônica Jovem

– Links: site da editora; Skoob; mais de Maurício de Sousa no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *