Menu fechado

Turma da Mônica Jovem volume 4: A hora da verdade – Cap. 1866

Ciao!

Disponível na Amazon

E chega ao fim a série de livros inspirados na animação do Cartoon Newtork publicados pela Faro Editorial. Os quatro volumes estão publicados.

Turma da Mônica Jovem volume 4: A hora da verdade – Maurício de Sousa – MilkShakespeare
(2022)

Neste volume, estão três histórias Nove de novembro; Além de Jurerê e Será que é date?

Nove de novembro: desgostosa com a falta de conteúdo das músicas que tocam na rádio da escola, Mônica é desafiada a escrever uma “música profunda” e Magali a incentiva a buscar inspiração no diário. O problema é que, após a música “Nove de Novembro” fazer sucesso, Mônica perde o diário e a escola inteira se mobiliza para encontrar o caderno para descobrir o que inspirou a letra.

Além de Jurerê: O protagonista é o Jeremias e a história gira em torno da amizade dele com o Titi – que já foi coadjuvante na primeira parte. Os amigos combinaram uma viagem para a praia, mas Jeremias descobriu o amor pelo teatro e tinha que escolher entre o compromisso com o amigo ou a apresentação na pracinha.

Será que é date? O jantar dos namorados do Limoeiro está agitando a turma. Casais ganham desconto, por isso, Mônica convida Cebola, mas ele recusa. Só que DC aceita o convite. Cebola resolve ir ao evento. Maria Cebola aproveita para pesquisar dinâmica de relacionamentos. E DC, bem, o que ele fará pode surpreender muitas pessoas – como sempre.

As três histórias seguem o fluxo da série de tratar temas ligados aos adolescentes e aos desafios e agruras do crescimento. Além de também abordar limites, escolhas e consequências. Desde a correria desenfreada para encontrar o diário da Mônica e descobrir os “segredos bombásticos” que ela escreveu lá, como definiu Denise.

Desde Titi querendo ser o centro das atenções nas duas primeiras histórias por pura vaidade. Especialmente, na segunda, não entendendo que Jeremias não precisava gostar das mesmas coisas que ele para serem amigos. Isso faz Jeremias sofrer por se desdobrar em uma vida dupla: com o teatro, que ele descobriu gostar, e outra com o amigo.

Na última história, tem o dilema eterno sobre como reagir diante da pessoa de quem gostamos? Mônica e Cebola estão naquele dois pra lá, dois pra cá fora do ritmo.

O jantar dos namorados vira o auge disso, porque a série aborda o triângulo amoroso que divide opiniões desde a série em quadrinhos: Mônica deve ficar com o DC ou com o Cebola.

Particularmente entendo o relacionamento Mônica e DC como uma fase no crescimento dos personagens, já que o garoto que faz tudo ao contrário do “senso comum” foi audacioso o suficiente para tomar uma atitude. Cada escolha tem consequências, então, os três terão que lidar com isso.

A série publicada pelo selo MilkShakespeare, da Faro Editorial, está concluída. Vamos torcer para que venham mais no futuro.

Turma da Mônica Jovem

– Links:  Skoobmais de Maurício de Sousa no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *