Ciao!
Disponível na Amazon
Se você ainda não leu os livros da Coleção Mistérios em Série, recomendo. Depois de dar risadas com as loucuras da Georgie, a Espiã da Realeza, foi a vez de mergulhar no universo da Maisey Dobbs.
Spoiler: vale muito a pena!
Maisie Dobbs – Jacqueline Winspear – Arqueiro
(Maisie Dobbs – 2003, 2014)
Personagem: Maisie Dobbs
Primavera de 1929: Maisie Dobbs está assumindo um escritório pela primeira vez, após anos trabalhando em dupla. Era hora de se estabelecer como investigadora. O primeiro caso é de um marido preocupado com uma possível traição da esposa. Maisie entra em ação e percebe que poderia haver muito mais coisas silenciosas nessa história.
“A verdade vem em nossa direção pelo caminho das nossas perguntas”
A narrativa passa entre dois períodos temporais. Um é a primavera de 1929, onde vemos Maisie Dobbs iniciando a jornada como investigadora.
O método de Maisie, que ela aprendeu com o tutor Maurice Blanche, inclui observação atenta, registro dos mínimos detalhes, vários questionamentos, inclusive os óbvios. Tudo faz diferença para entender a imagem mais ampla e chegar a uma conclusão que não deixe margem para dúvidas. Além disso, ela tem uma ética muito própria.
O livro mostra a rotina de Maisie, nos apresenta como ela trabalha e a forma como ela se relaciona com as pessoas que encontra, independente de ser a trabalho ou não. E o cuidado que ela manifesta em gestos simples e que poderiam nem ter a complexidade percebida. Mais que investigadora, Maisie se importa.
“Essa menina consegue ver através de você”
À medida que ela avança no caso para o qual foi contratada – investigar uma suposta traição – surge o outro tempo: as lembranças do que aconteceu com a Maisie 15 anos antes.
A gente é apresentado à garota órfã, amada pelo pai, que enlutado, não sabia como garantir o futuro que ele e a esposa sonharam para ela. A saída foi encaminhá-la para o trabalho doméstico na casa de lady Rowan Compton.
Conhecida pela personalidade combativa, voltada pela luta em prol do direito das mulheres votarem, não demorou para lady Rowan descobrir que a jovem criada gostava de ler e de aprender.
Isso fez o caminho de Maisie se encontrar com o de Maurice Blanche, que gostou de ser o tutor de uma mente tão jovem quanto brilhante.
Assim Maisie vai se esforçando para mudar o próprio destino. E estava bem perto de conseguir, até que algo escapa do controle de todos: estoura a Primeira Guerra Mundial.
Reconciliar com a guerra
O fato é que a guerra deixou cicatrizes físicas e psicológicas, muitos traumas que mais de dez anos depois ainda são presentes na vida das pessoas. Mudou vidas, acabou com planos e ainda assombra muitas pessoas.
A primeira investigação de Maisie Dobbs nos mostra a sensibilidade diante da dor, a coragem e os riscos diante da necessidade de justiça. A busca por evitar que vidas caiam no esquecimento.
De uma forma sensível, sem ser piegas, a autora nos mostra o horror da guerra, os monstros internos fazendo muito mal ao entorno, o desejo de seguir em frente após os sonhos serem arrancados de forma tão brutal. Vale muito a pena ler e se emocionar com esta investigadora tão inteligente e tão única criada por Jacqueline Winspear.
Série Maisie Dobbs
- 1 – Maisie Dobbs – Maisie Dobbs
- 2 – O caso das penas brancas – Birds of a feather – lançamento de julho
- 3 – Mentiras perdoáveis – Perdonable lies
- 4 – Messenger of truth – ainda sem título em português
- 5 – An incomplete revenge – ainda sem título em português
- 6 – Among the mad – ainda sem título em português
- 7 – The mapping of love and death – ainda sem título em português
- 8 – A lesson in secrets – ainda sem título em português
- 9 – Elegy for Eddie – ainda sem título em português
- 10 – Leaving everything most loved – ainda sem título em português
- 11 – A dangerous place – ainda sem título em português
- 12 – Journey to Munich – ainda sem título em português
- 13 – In this grave hour – ainda sem título em português
- 14 – To die but once – ainda sem título em português
- 15 – The American agent – ainda sem título em português
- 16 – The consequences of fear – ainda sem título em português
- 17 – A sunlit weapon – ainda sem título em português
- * What would Maisie do?: Inspiration from the pages of Maisie Dobbs
– Links: site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.
Arrivederci!!!
Beta