Menu fechado

Em águas profundas – F.T. Lukens – Cap. 1849

Ciao!

Disponível na Amazon

Estava de olho neste livro desde que a contratação foi anunciada pela Faro Editorial e ele foi confirmado como um dos lançamentos de 2022.

Pois bem, minha intuição literária não me decepcionou.

Em águas profundas – F.T. Lukens – Faro Editorial
(In deeper Waters – 2021)
Personagens: príncipe Taliesin “Tal” de Harth, e Athlen

O príncipe Taliesin, de Harth, partiu para a viagem da maioridade, assim como seus três irmãos e irmã mais velhos e como faria a caçula quando chegasse aos 16 anos. Ele navegaria ao lado do irmão e viveria aventuras. Era a grande oportunidade de ver como era o mundo fora do castelo, já que ele nasceu com o a magia e isso não era bem-visto. Só que ele libertou um prisioneiro que aproveitou para fugir. E isso só foi o ponto de partida de uma história de autoconhecimento, aventura, intrigas e amor.

Quem eu sou?

“– Você – falou outra vez – é mole demais para ser um príncipe. Na verdade – cutucou o peito do rapaz com um pouco mais de força –, tem certeza de que é quem diz ser?”

A viagem marítima da maioridade do príncipe Tally tinha muito mais significado que a aparência. O quarto dos cinco filhos da rainha Carys foi o que nasceu do fogo, com a mesma magia que transformou a família em pária entre os reinos. Afinal de contas, o bisavô tentou dominar a todos e quem resistiu foi morto.

Agora, o garoto tentava entender quem era, se tinha um dom ou uma maldição e se podia fazer o mal que o antepassado fez. Por isso, ele era mantido em segredo, protegido dentro das muralhas do castelo. Por isso, existiam rumores sobre ele. Agora, a viagem era a chance de ele viver uma aventura, como os irmãos, desde que soubesse se controlar e não se traísse perto de outras pessoas, para não se colocar nem colocar ninguém em risco.

Até que um navio destruído é encontrado e nele há um baú de ouro de Ossétia, o reino do futuro marido da herdeira do trono, e um prisioneiro acorrentado. Tal se compromete a cuidar dele e deixa que ele perceba a magia. Athlen o engana, faz com que ele o liberte e pula ao mar para fugir.

Intriga

“– (…) Estou feliz por ser você porque é uma boa pessoa. Pode ser um pouco tolo às vezes, mas, de nós cinco, tem o coração mais mole. É uma boa qualidade quando se tem tanto poder”.

A viagem continua e, em uma das paradas, Tal é sequestrado por piratas que tinham uma missão: descobrir se o príncipe era mesmo um mago e qual a extensão dos poderes dele. O garoto faz o possível para não demonstrar os poderes enquanto torce para ser resgatado pela família.

Enquanto é torturado e humilhado, Tal tenta descobrir pistas de quem estaria por trás do sequestro. Quem poderia querer controlá-lo ou acabar com a vida dele por causa dos poderes.

Epifania

In Deeper Waters F. T. Lukens Capa original

O livro é leve, com personagens bem definidos, de várias raças, etnias e origens dentro do universo criado pela autora. Nem todos são o que parecem ser. Há muitos objetivos ocultos. Muitos segredos que podem causar complicações variadas se vierem à tona.

Além disso, aborda laços de família com carinho e respeito. Vemos que há amor entre os cinco irmãos, que todos respeitam as funções que receberam e o amor entre eles, além da preocupação deles com Tal e de Tal em proteger e não ser uma fonte de vergonha para a família.

Também devo destacar a importância dos papeis femininos na família de Tal: a rainha mãe Carys é a governante do país e a herdeira é a princesa Isa, a primogênita. No próprio livro citam que outros reinos não deixavam as mulheres ter poder político.

Mas nem tudo é perfeito. Tal vai descobrir que a família poderia fazer mais pelo povo, se não tivesse tão consumida pelo remorso das atitudes dos antepassados.

E justamente este remorso pode ser fonte de problemas, se os planos dos inimigos derem certo.

Um toque de contos de fadas

E sim, o livro ficou conhecido por ser uma obra de literatura infantojuvenil LGBTQIA+, com um casal formado por Tal e Athlen. Ao contrário da vida real, onde a mera insinuação de que alguém da realeza gosta de alguém do mesmo sexo dá muito o que falar, no livro isso não é alvo de questionamento nenhuma vez. A gente acompanha o desenvolvimento da ligação e dos sentimentos entre eles, torcendo para que fiquem juntos

O mais importante é que ambos precisam resolver as pendências pessoais – e bota pendências pessoais nisso – para conseguirem ficar juntos. Se Tal está no meio de uma intriga política, como uma peça fundamental para a vitória ou para o caos, Athlen possui segredos que não pode revelar até descobrir como encontrar uma saída.

Em meio ao turbilhão de sentimentos do primeiro amor, os dois vivem a aventura de descobrirem quem são e unirem forças para evitarem uma guerra, desmascarando os culpados e salvando todas as pessoas que amam.

A minha intuição não me decepcionou: li em um dia, uma trama leve, bem escrita, com um universo próprio, com referências a outras obras enquanto mantém sua autenticidade, que entrega o que propõe. Um conto de fadas e uma fantasia com piratas, príncipes, seres mágicos, intriga, maldição e o amor que nasce e quer prosperar em meio a isso tudo. Vale a pena!

Será que vira série?

Resposta de hoje: não sei. Não encontrei indícios de outros livros da autora neste universo, embora seria possível abordar as histórias dos outros irmãos, de outros personagens e até mesmo de Tal e Athlen. Se é necessário, cabe a você ler e decidir. Talvez prefira imaginar por conta própria como todos ficaram após a gente fechar o livro!

– Links: Goodreads livro e autora; site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *